sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prefeitura de Búzios convoca a população para a 1ª audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana
Por Ascom Búzios em 21/11/2014
A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Planejamento e Projetos, convoca a população para a 1ª audiência pública para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município. A audiência será realizada no dia 09 de dezembro de 2014, às 14 horas, no Gran Cine Bardot, localizado na Travessa dos Pescadores nº 88 - Centro.

O primeiro passo para a construção de uma cidade mais acessível e sustentável já foi dado: entre os dias 08 de setembro e 07 de outubro, mais de mil buzianos participaram de uma consulta pública sobre mobilidade urbana. Os dados coletados complementarão os estudos dos técnicos da FGV e alimentarão as propostas do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Búzios.

O processo de construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, iniciado em setembro de 2014 com a assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas (FGV), conta com atividades como ouvidorias e audiências, que buscam a participação da população na identificação de gargalos e de possíveis soluções para a mobilidade urbana. 

A consulta foi realizada por meio de um questionário disponível na internet em pontos fixos instalados na cidade. Além disso, pesquisadores da prefeitura aplicaram o questionário de forma itinerante em diversos pontos móveis. 

O resultado evidencia o grande interesse da população no tema mobilidade: no total, 1039 questionários foram preenchidos, sendo 941 fisicamente e 98 online. Além de dados básicos como idade, sexo e bairro de residência, a consulta coletou diversas informações sobre os hábitos e percepções das pessoas que se deslocam no município para trabalhar, estudar ou por lazer. 

Consulta Pública indica importantes tendências e principais problemas

Em relação à mobilidade urbana em geral, os buzianos reclamam da falta de ciclovias e apontam o excesso de congestionamentos, bem como a falta de locais para estacionamento, como principais problemas. 

A consulta mostra ainda que 82% dos deslocamentos acontecem por conta de atividades relacionadas a trabalho, sendo mais da metade (53%) realizada via ônibus ou vans e apenas 5% via bicicleta. No entanto, porcentagem significativa de respondentes (17%) declara que preferiria utilizar a bicicleta, indicando que este meio de transporte requer atenção e soluções específicas para que seu potencial seja convertido em usuários.

Outra parte importante da consulta pública refere-se à percepção subjetiva dos principais problemas dos modos de transporte público em Búzios. Quanto ao serviço ofertado pelos ônibus, a tarifa elevada e a superlotação causada pela baixa frequência do serviço foram os pontos mais criticados pelos entrevistados. Já em relação ao serviço ofertado pelas vans, falta de conforto e segurança destacam-se como os problemas principais, além da superlotação. Além disso, as viagens realizadas por van representam a opção com a maior queda no quesito “modo de transporte que gostaria de usar.

Apesar de ainda serem preliminares, os resultados obtidos com a consulta pública indicam importantes tendências, como a necessidade de desestimular o uso do transporte individual e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do sistema de transporte público e incentivar o uso de transporte não motorizado (TNM). Para assegurar que estas e outras demandas sejam contempladas no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a participação ativa e contínua da população no processo de sua elaboração é fundamental. 

Mais informações podem ser acessadas no website do Plano, criado pela prefeitura no endereço mobilidadeurbana.buzios.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário