sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Tamar comemora 30 anos em Fernando de Noronha

23.Nov.2014
tamar.jpg

O Projeto Tamar, que conta com nosso patrocínio, completa 30 anos de atividades de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas em Fernando de Noronha (PE). A iniciativa socioambiental também está completando 35 anos de atuação no país. A data será comemorada no início de dezembro, com shows na Bahia e em Sergipe.
Este ano, a primeira geração de tartarugas protegidas pelo projeto voltou para desovar na ilha, aumentando em 646% o número de ninhos – principalmente na Praia do Leão – número 7,8 vezes maior do que na temporada anterior. Em três décadas de trabalho em Fernando de Noronha, foram 153.899 filhotes liberados ao mar.
A transparência do mar de Fernando de Noronha oferece boa condição ao desenvolvimento de pesquisas sobre a biologia e o comportamento das tartarugas marinhas em ambiente natural. A ilha é área de reprodução para tartaruga-verde e local de alimentação, crescimento e repouso para juvenis da espécie e também da tartaruga-de-pente.
O Tamar também realiza um trabalho de marcação e recaptura de tartarugas no arquipélago, totalizando mais de cinco mil animais marcados desde 1990, por meio de mergulho livre ou autônomo.
Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma realização da Fundação Pró-Tamar em colaboração com o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), protegendo 1.100 quilômetros de praias em nove estados do país (Pernambuco, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina).
A iniciativa tem nosso patrocínio oficial, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. O programa deverá investir R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário