sábado, 29 de novembro de 2014

PODER PÚBLICO E ARTESÃOS DE QUISSAMÃ DISCUTEM PROPOSTAS PARA EDIÇÃO DA FEIRA ARTE NOSSA DO NATAL

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO

ENCONTRO TAMBÉM DEFINIU ESTRATÉGIAS PARA A REALIZAÇÃO DOS EVENTOS EM 2015 E MELHORIAS PARA O GRUPO

Foto: Adilson dos SantosReunião com artesãos na Casa do Empreendedor - Foto: Adilson dos SantosA união faz a força para fazer acontecer. Essa foi a tônica do encontro promovido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda de Quissamã com artesãos do município, ocorrido nesta quinta-feira (13), na Casa do Empreendedor.
O objetivo da reunião foi tratar sobre a realização de uma edição especial da Feira Arte Nossa para o Natal, e também, discutir as estratégias para o calendário de 2015. Muitos foram os assuntos debatidos, além do anúncio de novidades para impulsionar a atividade e fomentar o aumento das vendas e a geração de renda.
No grupo tem artesãos com trabalhos para todos os gostos. São peças variadas, confeccionadas em fibra de coco e taboa, feltro, madeira, crochê, bijuterias, bolsas, chinelos, quadros em alto-relevo, patchwork, pintura em tecidos, artes plásticas, bonecas, flores, biscuit, découpage, sabonetes e velas artesanais, peças em crochês, vagonites e bordados, doces caseiros, comidas e bebidas e artesanato em geral.
É dever do poder público e uma grande satisfação para nós, dar todo o suporte necessário para que o artesanato local alcance patamares maiores ainda, porque tem um potencial espetacular, e que eleva o nome do município através dos belos trabalhos produzidos por esses artistas que são também, empreendedor".
A feira Arte Nossa fortalece a cultura local, gera emprego e renda e eleva a autoestima dos participantes. Com a união de ideias e incentivos, poder público e artesãos pretendem consolidar a expansão da produção artesanal, bem como, a oferta dos produtos confeccionados para o consumidor. No encontro, ficou definido que haverá uma feira especial de Natal, que acontecerá na Praça brigadeiro José Caetano, no Centro, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro.
Um passo importante foi a presença de coordenadoras do projeto 'Louco por Você', do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município, desenvolvido com pacientes que tem transtorno mental e produzem peças artesanais que fazem sucesso até em lojas da Zona Sul carioca e agora passam a integrar de forma efetiva o grupo local de artesãos, um exemplo de inclusão social aliado a geração de renda.
Outra inovação é a parceria firmada com o Sebrae a fim de disponibilizar consultoria com cursos específicos de design e da área financeira. Uma das orientações nesse primeiro contato foi sobre cada um se formalizar, pois esse passo garante o recebimento de benefícios como INSS, por exemplo, entre outros.
Um dos assuntos tratados também, foi sobre os artesãos terem um espaço permanente de exposição de seus trabalhos, para isso, a secretária Carla Cabral anunciou duas novidades. A primeira é de que o quiosque da praça central, próximo ao ponto de táxi, volta a ser referência para exposição e vendas dos artesanatos e estará aberto diariamente, a partir de dezembro.
O segundo ponto exposto agradou em cheio os participantes da reunião. A secretária falou da proposta de implantação da Casa do Artesão, que está prevista para funcionar no prédio anexo à Casa do Empreendedor e será o espaço de referência do artesão no município, concentrando local para palestras, oficinas, cursos, exposições e vendas.
A expectativa dos artesãos é grande em relação às inovações, porque todas as ações são definidas em conjunto, entre eles e a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda. Ana Cláudia Rocha é a responsável pelas ações junto ao grupo, como a captação de projetos e recursos para alavancar o setor.
A estudante de administração de empresas e artesã Luciana Rodrigues Dionísio, que junto com os pais, produz artesanato em fibra de coco e taboa ficou entusiasmada com o resultado do encontro. “O que queremos e precisamos é disso, oportunidades. Esse debate conjunto é muito importante. E mais, a presença do Sebrae é interessante para a gente porque vai viabilizar o planejamento que é a mola mestra para qualquer empreendimento”, destacou.
Uma das maiores entusiastas do projeto é a secretária Carla Cabral, que destacou a parceria como principal ingrediente para que o artesanato de Quissamã cresça cada vez mais. “É dever do poder público e uma grande satisfação para nós, dar todo o suporte necessário para que o artesanato local alcance patamares maiores ainda, porque tem um potencial espetacular, e que eleva o nome do município através dos belos trabalhos produzidos por esses artistas que são também, empreendedores”, enfatizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário