sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Mobilidade promove pesquisa de Origem/Destino para mapeamento de Macaé

27/11/2014 17h59 - Jornalista: Carlos Fernandes
Foto de agente da Mobilidade Urbana monitorando trânsito
Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
A pesquisa consiste em entrevistas com motoristas e passageiros
Após a realização das primeiras etapas para o mapeamento do município, já foi definida a próxima ação. Trata-se da pesquisa de origem/destino, que é um levantamento de campo cujo objetivo é verificar os principais vetores de deslocamento de pessoas e cargas, os seus padrões de viagens para a preparação da matriz atual de viagens. Os trabalhos têm previsão de início na próxima terça-feira (2) e seguirá nos dias 3,4, 8, 9, 10 e 11 de dezembro.
A pesquisa de origem/destino consistirá em entrevistas com os motoristas e passageiros de automóveis, caminhões, ônibus, fretamento, táxis e veículos escolares. Entre as informações que serão levantadas durante a pesquisa estão dados sobre a mobilidade das pessoas e cargas: bairros de origem e destino, objetivo da viagem, horário do deslocamento, frequência, meio de transporte utilizado e tempo de viagem.

As cargas transportadas por estes condutores também farão parte da pesquisa por meio dos seguintes dados a serem levantados: tipos de carga, contratante, contratado, origem (local de carregamento) e destino (local de descarga), frequência, horário, tipo de veículo, tempo de viagem, frequência. Já no caso de fretamento a pesquisa abordará os seguintes itens: tipo de fretamento, origem, destino, objetivo, rota utilizada, número de passageiros, tipo de veículo, horário, frequência e tempo de viagem.

Para a realização da pesquisa de origem/destino, serão montados postos de pesquisa devidamente sinalizados e com a presença de agentes de trânsito, solicitando a parada dos veículos para que os condutores respondam o questionário. Os pesquisadores estarão com coletes verdes e crachás.

- A pesquisa levará apenas alguns minutos e a colaboração da população com respostas objetivas as perguntas que serão feitas pelos pesquisadores será fundamental. Juntos, governo e população, poderemos estabelecer as políticas públicas para a estruturação e desenvolvimento do município – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Plano Municipal - A elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana por parte da Prefeitura de Macaé, com a colaboração da COPPETEC/UFRJ, cumpre o que está descrito Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12). A lei obriga todo município com mais de 20 mil habitantes a concluir seu Plano até 2015 para habilitar a cidade a receber recursos federais especificamente destinados à mobilidade urbana.

Para sua composição, o estudo foi iniciado com uma contagem de tráfego automáticas e manuais em 44 pontos da cidade e continuou com um sobrevoo para o mapeamento do município, por meio de registro fotográfico. Agora, o próximo passo será a pesquisa de origem/destino. Após a conclusão de todas as etapas, a previsão é que o novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana seja concluído até abril do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário