sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cidade vai ganhar Plano de Desenvolvimento Turístico

Foto: Cezar Fernandes
O plano estratégico será elaborado a partir dos resultados da avaliação da Cidade pela Fundação Getúlio Vargas
Foto: Cezar Fernandes
A forma mais adequada de explorar os pontos turísticos será apontada pelo estudo da FGV
A Fundação Getúlio Vargas – FGV está avaliando o turismo de Rio das Ostras, a partir da análise dos serviços prestados pelos setores público e privado, ligados direta e indiretamente aos visitantes do município. O estudo vai identificar oportunidades e pontos a serem aperfeiçoados para que seja elaborado um Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Rio das Ostras, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e a FGV. 

O trabalho também vai traçar o perfil dos visitantes e apontar as formas mais adequadas de exploração dos pontos turísticos locais. As etapas da elaboração do Plano, encomendada pela Prefeitura, foram apresentadas na última quarta, 12, pelo coordenador de Estudos do Turismo da FGV, Airton Nogueira, aos profissionais dos serviços turísticos, equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e representantes de algumas secretarias municipais. O projeto propõe políticas públicas que poderão ser aplicadas nos próximos anos, baseando as ações que serão implementadas no Município. 

A execução do Plano acontecerá em sete fases: Planejamento Detalhado do Estudo; Levantamento da Competitividade Turística do município; Pesquisa de Demanda; Seminário de Validação da Proposta; Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e Elaboração de Marketing Turístico. 

As últimas pesquisas de perfil do turista e de impacto econômico realizadas pela Prefeitura de Rio das Ostras serão referência para o início da elaboração do Plano. Os dados mostram que o público frequentador da cidade no verão e carnaval, que geralmente buscam o lazer nas praias, difere dos frequentadores dos eventos de baixa temporada, como o Ostrascycle e o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Com esta avaliação, o Plano vai balizar as ações durante todo o ano. 

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes, trabalhar com base em dados é fundamental para uma gestão eficiente. “Firmamos uma parceria com uma das mais importantes instituições do Brasil, que trabalha para o Ministério do Turismo, e já vinha nos apoiando desde o início desta gestão nas pesquisas de demanda. Agora teremos um diagnóstico do Município, que norteará a implantação de politicas públicas, não só de turismo, mas de várias áreas da administração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário