domingo, 30 de novembro de 2014

NOTÍCIA NO DETALHE

Pescadores da região em reunião Pública da Petrobras em Campos


Pescadores de várias cidades da região Norte Fluminense participaram neste sábado (29), em Campos, de reunião pública com equipes do Rede Comunidade, implementado pelo Programa de Comunicação Social Regional da Petrobras na Bacia de Campos. O PCSR é uma exigência do licenciamento ambiental federal com vistas às operações da Petrobras na Bacia de Campos, conforme diretrizes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O programa é cumprido pela estatal, em parceria com os municípios produtores de petróleo e instituições, como o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Programa de Desenvolvimento e Formação de Lideranças. É um mecanismo de apoio à iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos, com agentes de Campos e São João da Barra (NEA-BC ).

A programação teve início pela manhã e foi até o início da noite, no IFF Campus Centro, e constou de oficinas e palestras com técnicos da Petrobras, que abriram oportunidades para perguntas. Ônibus patrocinados pela estatal apanharam pescadores e seus familiares em diversas comunidades de pescadores de Campos, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e os conduziram até o IFF.

No auditório e na quadra coberta da concha acústica, prestigiados por autoridades dos respectivos municípios, a exemplo do secretário de Meio Ambiente de Campos, Zacarias Albuquerque, que representou a prefeita Rosinha Garotinho, os pescadores assistiram às palestras sobre diversos temas de interesse comunitário. Eles também conheceram nas oficinas, a dinâmica da complexa cadeia de exploração e produção de petróleo e gás no pós-sal e no pré-sal na Bacia de Campos.

- A Prefeitura de Campos apoia iniciativas como esta, porque contribuem para o desenvolvimento da cidadania, ao levar aos moradores, conhecimento sobre a atividade petrolífera na nossa região, além de despertar em todos a consciência da cidadania ambiental - observa o secretário Zacarias Albuquerque.

Durante o evento, o público aprendeu sobre diversos temas, como “O que muda nas cidades produtoras de petróleo com a nova lei dos royalties?”,   “O licenciamento ambiental e a sociedade organizada”, “Projetos Petrobras de Educação Ambiental”,  “O monitoramento ambiental”, “Gás e energia”, “Exploração de Petróleo e Gás”; “Produção”; e “Controle de emergência”.

Além de informações sobre a legislação dos royalties, do meio ambiente e da produção, os pescadores e seus familiares também tiveram um momento de valorização da cultura regional rural, com a apresentação da dupla Zé e Capial, que com a arte musical e instrumental divertiu o público com bom humor.

Por: Jualmir Delfino - Foto: Antônio Leudo -  30/11/2014 02:45:37

Nenhum comentário:

Postar um comentário