sexta-feira, 28 de novembro de 2014

QUISSAMAENSES BENEFICIADOS COM AÇÕES DA EMPRESA PÚBLICA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM HABITAÇÃO

EMHAQ TRABALHA PARA OFERECER MORADIAS DIGNAS AOS BENEFICIÁRIOS

Foto: Adilson dos SantosA EMHAQ, além da edificação, também realiza reforma de imóveis - Foto: Adilson dos SantosA Empresa Pública Municipal de Habitação de Quissamã–EMHAQ, além de ter entre suas atribuições, a edificação de casas populares, também é responsável pela reforma dos imóveis. Para isso, as famílias devem estar cadastradas no Programa Municipal de Habitação Popular – PHP, e se encaixar nos critérios estabelecidos pela legislação vigente, entre eles ser morador há pelo menos 10 (dez) anos no município, a fim de ter acesso a este tipo de benfeitoria.
Segundo a assistente social Rita de Cássia do Rosário, a empresa conta com cerca de 2 mil pessoas cadastradas, em média, desde a implantação da EMHAQ em 2009. No caso das reformas ela explica que a família recebe a visita de uma equipe técnica da assistência social e da engenharia, para reconhecimento da realidade social e avaliação das condições do imóvel.
“Nosso objetivo é oferecer mais qualidade de vida para essas famílias, que muitas vezes são oriundas do aluguel social, ratificando a sequência das ações para minimizar os problemas de moradia no município”, ressaltou Rita de Cássia.
Para a dona de casa Janaína Magaldi de Souza, moradora do Canto de Santo Antônio, inscrita no Programa de Habitação há nove anos, ter sua casa reformada foi uma grande conquista. “Só tenho a agradecer, nós não tínhamos condições de fazer essa reforma, toda a vez que chovia tinham goteiras por toda a casa. A vida da minha família melhorou muito”, contou Janaína.
De acordo com o presidente da EMHAQ, George Selem Pinto, para atender esta reforma, o telhado de amianto foi substituído por telhado colonial, a parte hidráulica e elétrica foram reformadas, bem como a pintura das paredes. Ele destacou que o Programa de Habitação atende com reformas em casas populares e residências próprias, de acordo com o cadastro de inscritos e seguindo os critérios estabelecidos em Lei. “Estamos solucionando os casos que estavam abandonados, casas em situações precárias e de risco. Com as reformas desses imóveis garantimos mais segurança e melhor qualidade de vida às famílias”, enfatizou George.
Mas a vida também melhorou para as moradoras do Sítio Quissamã Rosinéa de Paula Braga e Gilzelene Penha da Silva, beneficiadas com casas populares. “Eu morava com meus seis filhos em dois cômodos e agora tenho uma casa de verdade para viver com minha família, isso não tem preço”, contou Rosinéa. Para a dona de casa Gilzelene a realidade agora também é bem diferente da época em que vivia de aluguel. “Hoje meus filhos têm seu quarto e vivemos com mais conforto e segurança”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário