domingo, 30 de novembro de 2014

Rio das Ostras lança projeto de internet para todos

Foto: Mauricio Rocha
A professora aposentada Eloisa Gomes comemora o acesso gratuito à internet para conversar com os filhos que estudam em outros municípios
Foto: Mauricio Rocha
Segundo o prefeito Sabino, o projeto irá fortalecer a inclusão social no Município
Foto: Mauricio Rocha
O projeto estimula o uso de dispositivos móveis que possuam recursos de WI-FI para conexão à internet em áreas públicas
A Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro, foi palco nesta quarta-feira, dia 19, do lançamento do projeto “Rio das Ostras Conectada – Internet para Todos”. A iniciativa é uma realização da Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e da Fundação Rio das Ostras de Cultura. O objetivo é disponibilizar pontos de acesso gratuito WI-FI (sem fio) à internet em áreas públicas do Município. 

Presente ao evento, o prefeito Sabino destacou que o projeto, que se encontra em fase piloto, representa um importante passo em direção à democratização do acesso à informação. “Serviços de internet são muito caros no Brasil. Devemos oferecer acesso gratuito à tecnologia, o que fortalece a inclusão social. A rede WI-FI poderá ser usada por turistas e moradores na Praça São Pedro. Escolhemos o local porque é uma das áreas mais frequentadas da cidade e palco de inúmeros shows”, explicou. 

“O projeto será estendido a outros pontos do Município, incluindo áreas carentes de sinal. Estamos em fase piloto e, neste primeiro momento, o intuito é entender o perfil do usuário. Vamos incentivar as pessoas a usar a internet nas áreas públicas da cidade, nas praças, parques e praias”, ressaltou o subsecretário de Tecnologia da Informação, Vinicius Marini. 

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, o desenvolvimento de um Município só pode ser alcançado por intermédio da tecnologia. “Precisamos de projetos como este, que possibilitam o aceso à internet e promovem ações inovadoras, como a Educação a Distância”, afirmou. 

“Não possuo plano 3G porque é muito caro. Tenho filhos que estudam em outras cidades e preciso estar sempre em contato com eles. Agora ficou tudo mais fácil”, comemorou a professora aposentada Eloisa Gomes da Silva. 

Também compareceram ao lançamento do projeto o chefe de Gabinete da Prefeitura, Aldem Vieira; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes; o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos; o vereador Elói Dutra; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Dantas; e a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelma Ferreira. 

CONHEÇA O PROJETO – O projeto “Rio das Ostras Conectada – Internet para Todos” prevê a instalação de mais 11 pontos de acesso WI-FI gratuitos em locais com carência de conexão ou em pontos turísticos da cidade. A previsão é de que o segundo ponto esteja em funcionamento na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque, no prazo de dois meses. 

O objetivo é estimular o uso de dispositivos móveis e outros equipamentos que possuam recursos de WI-FI para conexão à internet em áreas públicas da cidade. Os usuários poderão navegar para acessar redes sociais, soluções de governo eletrônico, aplicativos e outros importantes serviços disponíveis na internet. 

Ao acessar a rede WI-FI, o usuário será direcionado ao portal de acesso conectada.riodasostras.rj.gov.br, onde deverá assinar um termo de aceite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário