terça-feira, 23 de junho de 2015

Trilhos do VLT Carioca chegam à Avenida Rio Branco

______________________________________________________
A Avenida Rio Branco começou a receber no fim de semana passado, dias 13 e 14 de junho, os trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A concessionária do VLT Carioca, contratada pela Prefeitura do Rio de Janeiro para implantação e operação do sistema, assentou 288 metros em dois trechos da via, entre a Praça Mauá e a Avenida Presidente Vargas e entre a Avenida Almirante Barroso e a Cinelândia. Mais de 500 operários participam desta etapa de execução da pré-montagem dos trilhos da via permanente do VLT.
Com 8 metros de comprimento e 1 tonelada, cada barra de trilho é confeccionada com material que permite adequação das peças na formação de curvas para acompanhamento do trajeto. O trabalho de implantação, dividido em fases, começará pela execução da pré-moldagem da rede ferroviária, nivelada posteriormente. Em seguida, dá-se a instalação de equipamentos e cabos de sinalização e energia. Com a conclusão desta fase, vem a concretagem de fixação, seguida da camada de cobertura para o acabamento, finalizando, assim, a inserção da via permanente do VLT na paisagem do centro do Rio de Janeiro.
Os trilhos e as caixas de alimentação do sistema APS (Alimentação Pelo Solo) que substituem os cabos aéreos de captação da energia elétrica (conhecidos como catenárias) começaram a ser instalados na Rua General Luiz Mendes de Moraes, no Santo Cristo, no início do mês. São os primeiros da América Latina do tipo. A combinação do sistema APS com supercapacitores (que têm papel equivalente ao de baterias) reduzirá de forma significativa o impacto visual da circulação do VLT, fazendo com que o Rio de Janeiro seja pioneiro no sistema sem catenárias.
Sobre o projeto 
O VLT é um projeto da prefeitura do Rio de Janeiro e integra as intervenções da Operação Urbana Porto Maravilha. O novo modal promoverá a integração, atendendo usuários dos diversos sistemas de transporte públicos já existentes e distribuindo passageiros na região central da cidade. Usuários poderão conectar outros meios de transporte nas interligações com a Rodoviária Novo Rio, a Central do Brasil (trens e metrô), Barcas e o Aeroporto Santos Dumont, além dos BRTs, linhas de ônibus convencionais, terminal de cruzeiros marítimos e o Teleférico do Morro da Providência.
Conheça o VLT 
O protótipo do veículo fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. Vídeo e conteúdo expositivo apresentam detalhes sobre trajeto e funcionamento do VLT.O público poderá visitar as instalações internas, receber informações detalhadas sobre o projeto, tirar dúvidas e assistir a vídeos.
Última atualização: 19/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário