segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

 
Domingo, às 16h, a Secretaria de Cultura traz de volta o grande Projeto Música na Matriz. Será na Igreja de Santa Teresa com a Orquestra Jovem da Grota, sob regência do Maestro Wagner Gadelha.

Criado pela Prefeitura de Teresópolis em 1994, o evento visa valorizar e difundir a música erudita e popular, facilitando o acesso do público a concertos de qualidade:

- Este será um ano muito especial para o projeto que comemora 20 anos. Nesta primeira edição de 2016, teremos a presença da Orquestra Jovem da Grota com um grupo de 23 jovens, que executará o programa sob a regência do maestro Wagner Gadelha - disse Secretário de Cultura, Elias Martins.

A Orquestra

A Orquestra de Cordas da Grota foi criada em 1995, a partir do trabalho voluntário de músicos e educadores que queriam oferecer à jovens e crianças da Grota do Surucucu, através da formação musical, uma oportunidade de desenvolvimento humano e social.

O talento e a dedicação dos jovens transformaram o projeto social em um trabalho musical de valor reconhecido. Hoje com 250 alunos de flauta, violino, viola, violoncelo, flauta transversa e percussão, sob a direção de Marcio Selles e Lenora Mendes, os músicos da Orquestra de Cordas da Grota encantam plateias seletas, não apenas pela precisão com que executam peças de Bach, Haendel e Vivaldi, mas também pela irreverência com que combinam a música clássica com instrumentos modernos de percussão e cordas, em releituras empolgantes de clássicos da MPB.

Desde sua criação, a Orquestra vem se apresentando com regularidade em salas de concerto, teatros, escolas e igrejas de todo o Estado do Rio. Em 2006 a convite da Brazil Foundation, os seis jovens que iniciaram o projeto Grota há 20 anos foram representar a Orquestra no IV Annual Gala, um jantar beneficente em Nova Iorque. Em 2008 realizou uma turnê pela América Central a convite do Itamaraty, apresentando-se no Panamá, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua e Belize. Em 2010, ao completar 15 anos, a Orquestra gravou seu terceiro CD.

No ano passado, ao completar seus 20 anos de existência lançou mais dois CDs, que estarão disponíveis no concerto: "Sons da Grota" e "Bach in Rio".

Confira a programação:

Concerto em Sol Maior - Tomaso Albinoni

Concerto em Ré Maior - Antonio Vivaldi

Concerto Tempesta di Mare - Antonio Vivaldi

Solo de flauta doce: Carlos Rodrigues

Concerto em Si menor - Oskar Rieding

Solo de violino: Amanda Mateus

When I'm sixty-four - John Lennon e Paul McCartney

Por una cabeza - Carlos Gardel​

-​Att,​- 
Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Teresópolis

(21) 2742-3352 ramal 257
• Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário