segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Assistência Social participa de encontro estadual sobre Economia Solidária


Na pauta, orientações do secretário nacional sobre como incrementar e avançar com as metas de trabalho e atuação do movimento nas cidades catarinenses
Assistência Social participa de encontro estadual sobre Economia SolidáriaO evento aconteceu sexta-feira em Florianópolis (Foto: Ari Junior)
O secretário nacional de Economia Solidária, do Ministério de Trabalho e Emprego, Paul Singer, esteve na sexta-feira (26) participando de uma palestra de nível estadual no plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e demais entidades que atuam no trabalho de fortalecimento desse movimento, em Lages e na região, participaram do encontro. Para o secretário, fazer economia solidária é fazer as pessoas felizes. “É uma forma peculiar de relacionamento, deixando de lado a competição entre nós mesmos e, com isso, a solidariedade é o elemento que nos une”, define.
Na pauta, organizada pela Frente Parlamentar de Economia Solidária, orientações do secretário nacional sobre como incrementar e avançar com as metas de trabalho e atuação do movimento de Economia Solidária nas cidades catarinenses. “Em Lages tivemos um grande avanço com a aprovação da Lei Municipal de Fomento à Economia Solidária e a criação do Conselho Municipal. Assim conseguimos traçar metas de desenvolvimento nesse setor, envolvendo diversas organizações”, explica o diretor de Proteção Social Básica, Luiz Gonzaga Azzi.
Em Lages, a equipe técnica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, atuam no acompanhamento de empreendimentos econômicos solidários. As ações envolvem vários parceiros, como o Instituto Federal de Santa Catarina, Cáritas Diocesana, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e a Eletrosul. “No momento estamos acompanhando quatro grupos de salões de beleza e um de costura, no interior, além de outros empreendimentos espalhados pela cidade e que são assessorados pelos demais parceiros”, explica a assistente social do Pronatec, Emília Fernanda Pires de Lima Toldo.

O que é Economia Solidária
De acordo com o Ministério de Trabalho e Emprego, a Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos. São eles quem tomam as decisões de como tocar o negócio, dividir o trabalho e repartir os resultados.
São milhares de iniciativas econômicas, no campo e na cidade, em que os trabalhadores estão organizados coletivamente: associações e grupos de produtores; cooperativas de agricultura familiar; cooperativas de coleta e reciclagem; empresas recuperadas assumidas pelos trabalhadores; redes de produção, comercialização e consumo; bancos comunitários; cooperativas de crédito; clubes de trocas, entre outras.

 Galeria

Nenhum comentário:

Postar um comentário