sábado, 27 de fevereiro de 2016

Projeto de Circuito Funcional oferece aulas na praia

Foto: Gabriel Sales
Pablo foi o campeão na categoria Master do Campeonato Macaense de Bicicross
Quem gosta de se exercitar de manhã bem cedo, ao ar livre, com uma das vistas mais bonitas da cidade, pode se matricular no projeto Circuito Funcional, oferecido pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio das Ostras. Com aulas nas Praias de Costazul e do Bosque, o circuito trabalha a coordenação motora, a resistência muscular, força, mobilidade e flexibilidade, além de ajudar no processo de emagrecimento tendo em vista o gasto calórico no organismo, que continua até 24 horas após os exercícios, tamanha a intensidade. 

De acordo com o professor Wellington Teles, que ministra as aulas na Praia de Costazul, os exercícios são divididos em estações que trabalham a parte de força e aeróbica separadamente. "Em média, monto dez estações diferentes com exercícios variados que vão desde abdominal até trabalho com corda naval, passando por polichinelos, agachamentos e corridas leves. O grupo é dividido e todos vão passando pelas estações a cada período", explicou. 

Para o casal Marlucia e Vivaldo Bittencourt, a escolha pelo circuito funcional se deve aos benefícios para a saúde que os exercícios proporcionam. "O circuito mexe com todas as partes do corpo e isso é muito importante para a saúde. Também é uma forma de começar bem o dia", explicou Vivaldo, que confessou ainda outro motivo para começar as aulas: acompanhar sua esposa. "Eu já fazia em casa e quando abriu o horário de 7h da manhã, comecei a fazer na praia. Além disso, ajuda no meu projeto de emagrecimento", disse Marlucia. 

HORÁRIO - As aulas do Circuito Funcional acontecem as terças e quintas, das 7h às 8h e das 8h às 9h, e segunda e quarta, das 7h30 às 9h e das 18h às 19h, em Costazul. Na Praia do Bosque, o horário é de 7h às 8h e 8h às 9h na parte da manhã; e das 18h30 às 19h30, as terças e quintas. 

INSCRIÇÕES - Quem quiser praticar a modalidade em 2016 deve procurar o Departamento de Inscrições na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, localizada no Centro Esportivo Chico Leite - Rua Irmã Faustina, s/ nº. O horário de atendimento é das 9h às 16h. Menores de 18 anos devem comparecer com seus responsáveis. 

Os documentos necessários para inscrição são: duas fotos, fotocópia da carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento, atestado médico recente, declaração escolar para os menores de idade e comprovante de residência. 

CIRCUITO FUNCIONAL - Essa modalidade de exercícios físicos foge do padrão repetitivo de treinos da academia. Os principais grupos musculares trabalhados no circuito funcional são os que participam do equilíbrio corporal como os multífidos (também chamados de paravertebrais), transverso do abdome e oblíquos, diafragma, períneo, glúteos e flexores do quadril

Nenhum comentário:

Postar um comentário