domingo, 28 de fevereiro de 2016

Primeira turma de Residência Médica recebe certificado

27/02/2016 12:08:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de todos os presentes na cerimônia.
Foto: Guga Malheiros
Profissionais concluíram o curso em clínica médica e pediatria
Mais um dia para ficar na história de Macaé. Seis residentes da primeira turma do Programa de Residência Médica da prefeitura, por meio Secretaria de Saúde, receberam nesta sexta-feira (26), na sede da secretaria, o certificado de conclusão do curso.
Na ocasião, o prefeito, Dr. Aluízio, falou da ousadia em implantar a residência médica no município. "Primeiramente quero agradecer a cada um de vocês. Que durante essa nova etapa da profissão, não esqueçam de se colocar sempre no lugar do paciente, pois essa atitude fará toda diferença na vida de vocês", frisou.

Para o secretário de Saúde, Pedro Reis, este é um momento de orgulho e mostra o potencial da cidade em se tornar a capital do saber. "Além de formar médicos, hoje também estamos especializando estes profissionais que não mediram esforços para chegarem neste momento", disse.

A cerimônia contou com a presença de professores, coordenadores do programa e preceptores, além de parentes dos alunos que fizeram residência em clínica médica e pediatria. A residente Katianne Morais, falou em nome dos colegas e ressaltou o engajamento de todos os envolvidos com o curso. "Este é um sonho realizado, mais uma etapa vencida. É muito gratificante ouvir dos profissionais das instituições por onde passamos que irão sentir saudade. O Programa de Residência Médica em Macaé já deu certo", afirmou.

O Coordenador da Comissão de Residência Médica de Macaé, Márcio Ximenes, destacou que dos seis residentes, cinco já foram aprovados para outros cursos de residência, sendo que uma não fez nenhuma prova.

- A residência possibilita uma melhora na saúde, pois os profissionais para atuarem como preceptores precisam se capacitar e, em contrapartida, o residente também atuam nas unidades. Em março, iremos receber 16 novos residentes, na clínica médica, cirurgia geral e pediatra. Já estamos com projetos para implantação de novas especialidades. A residência médica é um padrão ouro para especialização médica, é uma pós-graduação com bolsa que podem ser pagas pelo governo federal ou municipal e que confere o título de especialidade - explicou.

O coordenador do curso de Medicina da UFRJ, Irnak Marcelo Barbosa, destacou o diferencial que o Programa de Residência Médica provoca para a qualificação e a melhoria da assistência da saúde. "Ao longo dos anos, Macaé vem ampliando sua rede de saúde, um dos grandes marcos foi a implantação da residência médica", pontuou.

Ainda durante a solenidade, o coordenador do Programa de Clínica Médica, Sávio Mussi, agradeceu toda equipe e revelou que foi um trabalho difícil, mas gratificante. "Ver o crescimento de cada um é uma retribuição ao trabalho", comemorou.

Para coordenadora do Programa de Pediatria, Ângela Márcia Mendonça, iniciar um programa como este é complexo, mas ter como resultado a aprovação dos residentes em novos cursos, dois anos depois, mostra a qualidade do trabalho desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário