sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Recolhimento de veículos abandonados em vias públicas volta a ser realizado

25/02/2016 16:53:00 - Jornalista: Carlos Fernandes
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de equipe da mobilidade rebocando um carro abandonado em via pública.
Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Ação colabora com segurança pública
A Secretaria de Mobilidade Urbana voltou a realizar a operação “Choque de Ordem” em diversos bairros. A ação teve por objetivo fazer um levantamento sobre veículos em estado de abandono em vias públicas, além de recolher os que já haviam sido notificados, em cumprimento ao que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Os locais visitados, onde foram feitas notificações e os veículos foram recolhidos, foram a Rua Alfredo Lyrio, no bairro Bela Vista, e a Rua Dr. Sadir de Almeida Campos, no bairro Sol y Mar. Lá, foram recolhidos veículos identificados como em estado de abandono e que os proprietários haviam sido notificados para a retirada. Como os proprietários não tomaram uma providência mesmo assim, tiveram seus veículos apreendidos.

Já nos demais locais onde foram feitas notificações, os proprietários colaboraram com a retirada, evitando que o veículo fosse levado ao pátio. Neste caso, foram três veículos retirados pelos próprios donos na Rua dos Tucanos, na Riviera; três veículos na Rua Coronel Sizenando de Souza, no Visconde de Araújo; quatro veículos na Rua Salomão Ginsburg, no Miramar; dois veículos no Lagomar, sendo um na Avenida Visconde de Quissamã e um na Rua W-2; um na Rua Erosina Nolasco de Abreu, na Aroeira e mais uma na Praça do CT, no Centro.

- Precisamos criar uma cultura de respeito às leis de trânsito. E a colaboração da população é fundamental, indicando os locais em que são necessárias a notificação e a retirada. Já os proprietários devem colaborar com a retirada voluntária dos veículos, evitando o recolhimento dos mesmos – disse o subsecretário de Trânsito, Itacir Indicatti.

Ordenamento – Esta fiscalização contempla não só aspectos de acessibilidade e mobilidade, mas também reflete na saúde pública, já que evita a proliferação de pragas e do mosquito da dengue. Inclusive, este foi um dos aspectos levados em consideração para alterar o prazo que determina a retirada do veículo em estado de abandono das vias públicas por parte do proprietário. Agora, dependendo do diagnóstico da equipe, o veículo pode ser recolhido até imediatamente, levando-se em consideração os riscos.

Esta ação também colabora na segurança pública, já que alguns destes veículos em estado de abandono são utilizados para práticas ilícitas.

Recuperação - A ação é uma parceria com a Subsecretaria de Posturas e o Rodando Legal.

Os carros rebocados foram encaminhados ao pátio do Rodando Legal, no bairro São José do Barreto. Caso o proprietário tenha interesse em recuperar seu veículo, deve primeiro dirigir-se à Subsecretaria de Posturas e solicitar autorização de liberação, que só será expedida após o pagamento da multa administrativa prevista no Código de Posturas do Município, além de outras exigências legais. Depois é preciso solicitar o ofício para liberação no Detran em que está registrado o veículo, e, por fim, encaminhar-se ao Rodando Legal para o pagamento das taxas de remoção e diárias devidas.

Levantamento - O mapeamento dos locais para notificação e recolhimento dos veículos em estado de abandono é realizado pela Mobilidade Urbana em parceria com a Subsecretaria de Posturas, tanto por meio do banco de denúncias, quanto pelo levantamento realizado em patrulhamento. Como canais disponíveis para denúncias, a população pode utilizar a Ouvidoria Geral pelo telefone 162 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) ou pelo link no Portal da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário