sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Sorteio dos endereços das unidades habitacionais do Bosque Azul acontecerá dia 5 de março

26/02/2016 17:13:00 - Jornalista: Izabel Monteiro
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de um prédio do condomínio.
Foto: Rui Porto Filho
Apartamentos do Condomínio Bosque Azul foram construídos através de parceria entre os governos federal e municipal
A prefeitura sorteia no dia 5 de março, às 9h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, no São José do Barreto, os endereços das primeiras 384 famílias sorteadas que entraram na primeira fase do empreendimento já entregue pela construtora ao Governo Federal e liberadas pelo Banco do Brasil para moradia.
O sorteio irá atender famílias cadastradas para a demanda espontânea, famílias inscritas no programa 'Minha Casa, Minha Vida" e sorteadas para as unidades em 2014. Após este sorteio, as famílias que cumpriram etapas de entrega de documentação e habilitação junto à secretaria de Habitação, sendo toda documentação encaminhada a instituição financeira Banco do Brasil e as que tiveram o seu cadastro aprovado estão aptas a participar dos sorteios de seus endereços.

As demais receberão os seus endereços neste sorteio, mas só poderão entrar em seus apartamentos após a construtora entregar a segunda fase do empreendimento.

Os apartamentos do Condomínio Bosque Azul, construídos através de parceria entre os governos federal e municipal, onde o município entrou com a doação do loteamento ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), e o Governo Federal com a construção das unidades. Assim o município recebeu a concessão do governo para indicação da demanda de população para as unidades.

De acordo com a secretária de Habitação, Alessandra Aguiar, com essa ação, a prefeitura conclui a primeira fase do Programa Minha Casa, Minha Vida, entregando 480 apartamentos no total. Uma parte - 95 unidades - já foi usada para remoção de famílias de área de risco da Ladeira de Santana.

A secretária esclarece que os apartamentos térreos serão sorteados entre os portadores de necessidades especiais e idosos. "É importante a presença dos liberados para receber os endereços das unidades habitacionais, já que no ato será entregue o documento para agendar a vistoria dos imóveis. Os nomes dos habilitados serão publicados neste fim de semana em jornal,  no site da prefeitura já pode ser acessado e também através de publicação oficial com edital e nomes dos habilitados para o sorteio", disse Alessandra Aguiar.

A secretaria de Habitação já começou a agendar as pessoas que tiveram o financiamento negado pelo banco, por informações conflitantes, renda, número de familiares e declarações erradas das famílias. O Banco do Brasil cruza todos os dados, como INSS, Cartórios e Receita Federal, para verificar se há como sanar as incompatibilidades com o agente financeiro. Se isso não resolver, será usado o Cadastro de Reserva, pois o objetivo é entregar as novas residências às famílias que necessitam de moradia própria.

Os habilitados para o sorteio ou pessoas interessadas que desejarem mais informações podem procurar a secretaria Municipal de Habitação em seu novo endereço: Avenida Marechal Rondon, 390, Miramar (antigo Barracão da prefeitura), telefone 2796 1782.

Residencial Bosque Azul

As obras do Condomínio Bosque Azul começaram em 2014 pelo Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. O condomínio é composto de 2.208 moradias dos Programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal, com unidades para beneficiar famílias cadastradas para remoção e que vivem em área considerada de risco ou aquelas da demanda espontânea, com renda de um a três salários mínimos que se inscreveram em 2014 para aquisição de um imóvel.

As famílias habilitadas para compra do apartamento vão pagar pela casa própria, prestações que variam entre R$ 25 e R$80 reais mensais. Além das residências, o condomínio Bosque Azul também vai oferecer equipamentos públicos como sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) já construído, escola de educação infantil, uma Unidade Básica de Saúde (USB), uma biblioteca, uma quadra, um centro comunitário e área de lazer.

Os apartamentos do Bosque Azul foram construídos em blocos, com 16 apartamentos por bloco. Os apartamentos têm 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e total acessibilidades a portadores de deficiências físicas. As quadras têm infra-estrutura de esgotamento sanitário e águas pluviais; asfaltamento; calçadas e iluminação pública.

Cada quadra contém um Centro Comunitário, área de lazer, depósito para recolhimento do lixo, reciclável e comum. A área externa é gramada e a obra recebe recursos do Ministério da Cidade, através do Programa Minha Casa Minha Vida II, além do Ministério dos Esportes e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Condomínio Bosque Azul está situado, no Complexo da Ajuda. A área doada, em contrapartida, pela prefeitura e definida como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), específica para Habitação de Interesse social.

Com a conclusão dessas obras e a entrega das unidades habitacionais em três anos de governo, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, cumpre uma das metas do plano de governo que é combater o déficit habitacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário