terça-feira, 22 de março de 2016

Concerto de piano lota o Charitas em Cabo FrioPianista João Carlos Assis Brasil emociona mais de 250 pessoas, na 49ª edição do projeto "Jovens Pianistas", no sábado (19) Por Walmor Freitas em 21/03/2016
Uma noite de sábado (19) em Cabo Frio que precisa ser relembrada e repetida com frequência. Um concerto de piano atraiu mais de 250 pessoas à Casa de Cultura José de Dome, Charitas, no centro da cidade. O evento faz parte do projeto “Jovens Pianistas” faz parte dos beneficiados pelo Programa Municipal de Edital de Fomento e Difusão Cultural (PROEDI) e tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio.


O salão ficou pequeno para tanta gente. Muitos ficaram de lado de fora, no jardim, apenas espiando pelas janelas e ouvindo mais de uma hora do talento internacional do pianista brasileiro João Carlos Assis Brasil.

No repertório, uma mistura elegante de musica clássica com tributos a músicos brasileiros como Tom Jobim, Bonfá, Cartola, Zequinha de Abreu entre outros.  Assis Brasil mostrou em Cabo Frio o show que lota teatros e salas em todo o mundo.  A agenda do músico está sempre lotada.


"Fiquei muito feliz com o convite e o público está de parabéns porque queria ouvir, estavam atentos", disse o pianista, enquanto era cercado por crianças e adultos para fotos e autógrafos.

A iniciativa partiu do incansável Hasenclever da Silva Oliveira, funcionário da Prefeitura que ama musica clássica e comanda com sucesso o projeto “Série Jovens Pianistas”. Ao abrir a 49ª edição, Hasenclerver disse que a data do show estava marcada para o Teatro Municipal que entrou em manutenção. Por isso a mudança de endereço.

“Era para o teatro, mas o Charitas tem tradição e é muito bom ver o público interessado em música clássica, piano e um bom espetáculo”, disse o diretor artístico.

Nem o superintendente de Cultura de Cabo Frio, José Facury, conseguiu lugar para sentar.

“Esse pianista é sensacional. Isso é muito bom para nossa cidade”-, disse Facury.
 
Crianças encantam também
 
Para abrir a noite, as crianças Iuri Silveira, de 9 anos, tocou ao piano o Hino Nacional Brasileiro. Plinio da Rocha, 11 anos, executou "Dança Húngara, nº 5", de J. Brahms. Filho da professora de piano Noeli Barbosa, Emanuel Levi, com 12 anos tocou "Valsa do Minuto" de Chopin; e Rafaela Cardoso, de nove anos escolheu "Pour Elise", de Beethoven. Todos os jovens pianistas fazem parte do projeto em São Pedro da Aldeia, ministrada pela professora Noeli.

"As crianças não conheciam o Assis Brasil, mas ficaram encantados com que o viram e ouviram", disse, emocionada, a professora.

Para o menino Emanuel Levi, abrir um concerto de Assis Brasil foi incrível e ficará na memória.

"Foi muito bom, ele toca muito e fico feliz em abrir o show dele", disse o menino de 12 anos.

No final, entre aplausos calorosos e gritos de "Bravo!", Assis Brasil fez um bis tocando "Asa Branca" e "Trenzinho Caipira".


"Sensacional! E a gente sempre aprende mais com músicos desse gabarito", elogiou o pianista Carlo Penza, que fez questão de fotografar ao lado de Assis Brasil. 

Depois uma conversa entre os dois, a boa notícia é que Assis Brasil quer voltar a tocar em Cabo Frio e Penza também aceitou abrir o concerto. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário