terça-feira, 22 de março de 2016


Meio Ambiente intensifica preparativos para a Semana Santa


Vamos fazer um serviço completo, com pintura de meio-fio, roçadas e limpezas com o maquinário, além da recuperação da iluminação pública e da escadaria do Morro Grande.
—  Mushue Hampel
Meio Ambiente intensifica preparativos para a Semana SantaPrefeitura concentra várias equipes para atender a demanda (Foto:Nilton Wolff)

A Semana Santa, com programação iniciada neste dia 20, e que se estende até o Domingo de Páscoa, 27 de março, consagrou-se como um dos maiores eventos religiosos do Sul do país, recebendo milhares de visitantes. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos está intensificando os trabalhos de limpeza, pinturas e melhorias gerais em ruas e avenidas próximas e na escadaria do Morro da Cruz, no bairro Morro Grande, local que recebe maior número de fiéis e onde é realizada a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo pelo Movimento do Tabor.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, para facilitar o trabalho as equipes foram divididas em várias frentes. “Vamos fazer um serviço completo, com pintura de meios-fios, roçadas e limpezas com o maquinário, além da recuperação da iluminação pública e da escadaria do Morro Grande”, afirma Hampel.
Foi iniciada a limpeza nas avenidas Dom Pedro II e Santa Catarina e na rua Cirilo Vieira Ramos, principais vias de acesso ao Morro Grande. Uma equipe de roçada se concentrou no alto do morro e entorno da escadaria e outras se dividiram entre a avenida Belizário Ramos (Carahá) e a rua Cirilo Vieira Ramos, chegando até a Igreja do Navio e no entorno da creche Tia Bira, no bairro Centenário.
A expectativa é de que aproximadamente cem mil fiéis subam as escadarias durante esta semana. Segundo o secretário Hampel, houve um pedido do prefeito Elizeu Mattos para que as secretarias se empenhem em atrações como a Semana Santa para fortalecer o Selo Lages 250 anos. “Vamos realizar um evento que ficará na memória dos lageanos neste ano especial”, frisa.

Organização da estrutura e dos ambulantes
Na Semana Santa haverá intervenção da Secretaria de Meio Ambiente principalmente na parte de organização dos ambulantes. Os cadastros foram feitos e os profissionais autônomos poderão circular e vender seus produtos em uma área próxima, na rua de acesso, cerca de 150 metros do pé da escadaria.
Assim como no Dia de Finados, a secretaria irá disponibilizar três veículos utilitários para o transporte de gestantes, idosos e pessoas com alguma deficiência física ou de mobilidade que as impeçam de subir pela escadaria até o alto do Morro da Cruz. “Em 2013 adotamos esse serviço e tivemos um grande número de pessoas que passaram a utilizar, pois muitos acabam desistindo de assistir a encenação devido a dificuldades de locomoção”, comenta o secretário.
Banheiros químicos serão espalhados pelo local, inclusive próximo à gruta do Morro da Cruz.No meio da escadaria haverá uma equipe da Secretaria de Saúde realizando exames como aferição da pressão arterial, distribuição de água e outros atendimentos. O evento contará também com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil como órgãos de apoio.

 Galeria

Nenhum comentário:

Postar um comentário