Paranaguá receberá projetos de Cultura Popular durante o ano de 2016
Quatro projetos na categoria de Cultura Popular foram aprovados no edital de 2016 da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Paranaguá
2 / 3
"Na categoria de Cultura Popular tivemos projetos muito bons e que, com certeza, deixarão uma marca importante para o futuro da cultura parnanguara. O prefeito Edison Kersten tem incentivado, por meio da Fumcul, vários setores da cultura", destacou a presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), Maria Angélica Leomil.
Um dos projetos aprovados na categoria Cultura Caiçara é o da Lutheria Caiçara, que compreende a arte de construir instrumentos musicais usados no fandango. O projeto foi apresentado por Aorélio Domingues da Borba. Cinco vagas serão disponibilizadas e com isso, Paranaguá terá cinco 'luthiers', construtores de instrumentos. O curso será realizado de junho a outubro na sede do Grupo Mandicuera, na Ilha dos Valadares e uma exposição está prevista para acontecer no final do ano com o objetivo de mostrar o resultado do trabalho.
"Há uma grande dificuldade em ter pessoas que conheçam essa arte, especialmente, dos instrumentos de fandango", explicou Aorélio. "E quem participar desta oficina será um profissional na área. Vão conhecer madeira, mexer com as ferramentas e ter conhecimento de uma tradição histórica que não pode se perder", destacou o proponente.
Documentário histórico e cultural
"Registro de toques de mestres do fandango" foi o projeto aprovado pela comissão e apresentado pela empresa Olaria, de Lia Marchi, uma referência em documentários da cultura popular. Este projeto registrará os saberes e repertório de quatro mestres fandangueiros em vídeos que serão disponibilizados online gratuitamente. Será um trabalho de entrevistas com os mestres Brasílio Santos Ferres, Waldemar Cordeiro, Anísio Pereira e Zeca Martins.
A ideia é gravar registros nos quais os mestres toquem seu repertório e comentem os toque para que os mesmos sejam preservados e para que estes vídeos possam servir também como ferramentas de estudo para interessados em conhecer, aprender e tocar o fandango, tanto em Paranaguá, quanto em outras localidades.
Lia Marchi, coordenadora da proposta, tem realizado pesquisa e documentação sobre tradições musicais populares há 18 anos e tem vasta experiência com o fandango e a comunidade fandangueira.
Projeto Lampião
Rafael Miqueline, da Associação Desportiva e Cultural de Paranaguá, teve o projeto Lampião aprovado. Com atividades voltadas à capoeira, o projeto irá atender a estudantes do Colégio Carmem Costa, na Vila dos Comerciários, e de sete bairros mais próximos. Será realizado às segundas, quartas e sextas, das 18h às 20h.
"Esse ano estava bem focado e tirei muitas dúvidas na Fundação Municipal de Cultura para apresentar o projeto e conseguir a aprovação", disse Rafael que atenderá jovens de 8 a 15 anos no contra turno escolar. Com o projeto Lampião será feito o resgate da cultura da capoeira, além de samba de roda, combinadas com apresentações.
"Acredito que todos os projetos aprovados por uma comissão formada por pessoas da sociedade e sem nenhuma remuneração, vão beneficiar um grande número de pessoas. Desta forma, a atual administração cumpre o seu papel de levar a cultura, através das suas várias formas, para jovens, crianças e adultos de diferentes regiões da cidade", reforçou a presidente da Fumcul.
> Encontre-nos no Facebook
> Veja os vídeos da TVPrefeitura em nosso Canal do YouTube
Jornalista: Luciane Chiarelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário