sábado, 5 de março de 2016

Programa Saúde na Escola promove cuidado integral de estudantes

04/03/2016 15:30:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de alunos uniformizados sendo avaliados na escola
Foto: João Barreto
Profissionais avaliam fatores como altura, peso e visão
As atividades 2016 do Programa Saúde na Escola (PSE) foram iniciadas nesta sexta-feira (4). As ações contemplaram os cerca de 400 alunos do 1º ao 5º ano do Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste). Os trabalhos seguem na unidade nos dias 16 e 30 deste mês, a partir das 8h. O objetivo é levar orientação e promoção integral da saúde do estudante, contribuindo com o processo ensino-aprendizagem. Até o fim do ano letivo, a estimativa é que o programa atenda 5 mil alunos.
Isabelly Oliveira, de 6 anos, fez parte do grupo de estudantes. A aluna do 1º ano de escolaridade fez questão de fazer parte das atividades de acuidade visual e avaliação antropométrica com medição de peso e altura, além de verificação da situação vacinal. Curiosa com o teste que utilizou a tabela de Snellen adaptada, a menina atendeu as orientações dos profissionais, que solicitaram aos alunos que indicassem o sentido das letras enfileiradas. Diante da triagem, os resultados poderão evidenciar a necessidade de uma consulta oftalmológica e encaminhamento à rede pública de saúde.

Iasmin Teodoro de Oliveira, de 6 anos, também foi uma das atendidas. Durante o trabalho, a aluna fez questão de subir na balança e afirmou que gosta de verduras e frutas. "Gosto muito de pera, banana e laranja. Minha mãe e professora falam que faz bem para saúde", contou a estudante.

Diante dos indicadores de pesagem, as equipes vão levantar o índice antropométrico dos alunos, que vai resultar em um diagnóstico nutricional. Conforme os resultados detectados, os estudantes que apresentarem obesidade ou baixo peso serão encaminhados para unidades de Estratégia Saúde da Família mais próximos das residências e atendimento na Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan).

De acordo com o coordenador do programa, José Carlos Crespo (área saúde), o trabalho segue a diretriz da atenção à saúde da criança e prioriza o fortalecimento do vínculo, comprometimento do desenvolvimento dos alunos diante da identificação e tratamento precoce de certos tipos de doenças. "Contamos com a atuação de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como assistentes sociais, dentistas, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e médicos", ressaltou.

O trabalho foi elogiado pela diretora do Ciep Maringá, Marta Simone de Souza. Ela observou que esta é a oportunidade de reforçar o cuidado com a prevenção da saúde dos alunos. "A intenção é contribuir com pais e responsáveis, pois na escola temos um olhar diferenciado quanto ao comportamento e saúde do aluno", explicou.

Ações - Neste ano letivo, o Programa Saúde na Escola (PSE) será desenvolvido nas seguintes unidades municipais: Pedro Adami; Sana; Eléia Tatagiba; Maria das Dores de Souza Tavares; Lagomar; Maringá e Christos Jean Kousollas. O foco é a segurança alimentar e prevenção de doenças.

PSE - Para execução das atividades, o programa conta com ação integrada das equipes do Estratégia Saúde da Família, Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, além de equipes da Saúde , Educação e dos núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário