domingo, 2 de abril de 2017

Belém recebe Festival das Flores de Holambra pelo segundo ano consecutivo

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 02/04/2017 09:51

  • / BELEZA / 02/04/2017 09:51

    O evento acontece até o próximo domingo, 9, na Praça dos Estivadores, e é uma realização do Centro Espírita Beneficente UDV, com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)


A beleza, a diversificação das cores e os delicados aromas encontrados nas flores são capazes de trazer profunda leveza e encantamento a qualquer pessoa, independente da idade ou gênero. Andrew Henrique, 17, é um jovem que desde criança tem como hobby colecionar, cuidar e dar amor às suas plantas. “Essa paixão surgiu desde que eu era um bebê, através de meu pai, que sempre me manteve em contato com o amplo jardim que até hoje é mantido em casa”, conta.
Conversar com as flores enquanto cuida delas já se tornou um hábito comum para ele, que todos os dias acorda cedo para admirar as mais de doze espécies de flores e plantas encontradas em seu quintal. “Não existe nada melhor que começar o dia em contato com a natureza. Flores são sinônimos de alegria e muita paz”, afirma.
Neste sábado, 1º, o rapaz aproveitou a tarde para fazer novas aquisições e deixar ainda mais florido o seu jardim. “Onde vejo exposição de flores, eu não penso duas vezes em parar para comprar, e a vontade de levar todas é tanta que fico confuso em ter que escolher no máximo cinco”, disse, enquanto avaliava as jaboticabas, uma das muitas mudas que podem ser encontradas no Festival das Flores.
O evento acontece até o próximo domingo, 9, na Praça dos Estivadores, e é uma realização do Centro Espírita Beneficente UDV, com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
De acordo com um dos organizadores do Festival, Osmar Pancera, este é o segundo ano consecutivo que a capital paraense recebe a exposição e reúne um número grande de visitantes. “É notório que os paraenses são verdadeiros amantes da natureza, pois só nestes dois primeiros dias aqui, envolvemos mais de duas mil pessoas que levam no mínimo de duas a três plantinhas para casa”, destaca.
Em uma área de 500 m², o público pode encontrar mais de 250 espécies de flores, árvores frutíferas e plantas ornamentais oriundas da cidade paulistana, Holambra, considerada uma das maiores produtoras de flores ornamentais da América Latina.
A Irmã Maria Clara de Albuquerque, 80, disse sentir-se lisonjeada em poder participar de um evento como esses aqui na capital. “Estou encantada, principalmente com as violetas, que são as minhas prediletas”, pondera. “As violetas me representam por simbolizar a humildade, um dos ensinamentos de Cristo, por isso vou levar algumas para enfeitar a capela do Convento no qual faço parte”, complementou, entusiasmada.
Para o organizador Pancera, o evento tem alcançado seu objetivo em cada edição. “Queremos trazer essa variedade de flores e plantas para o convívio das pessoas, para que possam embelezar suas vidas diante de uma rotina cansativa no qual muitas das vezes nos cegam para o que é belo e merece ser contemplado”, ressaltou.
Durante o ano de 2016, passaram pelo Festival cerca de 10 mil pessoas. Para este ano, é possível que este número chegue a 15 mil.
Serviço – As pessoas que ainda não puderam prestigiar o Festival das Flores podem comparecer até o próximo dia 9 de abril, das 9 às 21h, na Praça dos Estivadores, localizada na Avenida Boulevard Castilhos França, bairro Campina. A entrada é gratuita.  
Texto: Natasha Albarado
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário