sexta-feira, 21 de abril de 2017

Conclusão das obras das estações do BRT libera ciclovia da Almirante Barroso

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 20/04/2017 12:27

  • / TRÂNSITO / 20/04/2017 12:27

    Ciclovias são liberadas com o término das obras das estações do Sistema BRT na avenida Almirante Barroso, entre a avenida Júlio César e a confluência das avenidas Ceará e Governador José Malcher.


Com a finalização das obras das estações do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Almirante Barroso, localizadas entre a avenida Júlio César e a confluência das avenidas Ceará e Governador José Malcher, a Prefeitura de Belém libera, a partir desta quinta-feira, 20, a ciclovia e a pista do BRT, nesse trecho.
Ao longo do dia, funcionários da empresa responsável pela obra trabalham na retirada dos tapumes usados para manter o bloqueio e o isolamento da área de obra da última estação a ser concluída no perímetro, a Estação Bosque, localizada entre as travessas Perebebuí e Lomas Valentinas. “Os serviços começaram desde as 8h e devem seguir até as 16h, estando a via liberada a partir desse horário. Além disso, Seurb (Secretaria Municipal de Urbanismo), Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) e a empresa responsável estão verificando tudo que for necessário de limpeza e desobstrução ao longo do trecho”, explica o diretor de Obras Civis da Seurb, Reinaldo Leite.
Para que o serviço seja realizado com segurança, a Semob interditou o trecho da Estação Bosque. “Estamos vistoriando todo o percurso para retirar as interdições e liberar o caminho. A partir da próxima semana, estaremos ao longo da ciclovia fiscalizando e orientando os usuários para evitar imprudências”, disse o diretor de Trânsito, Marcos Chagas.
O pedreiro Jesus Nazareno ficou surpreso, no seu percurso rotineiro pela Almirante Barroso, quando soube que a ciclovia será liberada. “Eu faço esse percurso todo dia, de casa, no Distrito Industrial, para o trabalho, no Jurunas, e tenho levado duas horas. Com a liberação da ciclovia, fica melhor, porque vou reduzir esse tempo e não precisarei mais desviar caminho pela avenida Duque de Caxias”, comemora Jesus.
A ciclovia estava interditava desde maio do ano passado, quando começaram as obras para construção das estações do BRT, ao longo da Almirante Barroso. “Em um ano de obras, conseguimos concluir cinco estações, das sete previstas, faltando pouco para finalizar as demais. Em São Brás também já finalizamos as duas estações e estamos nos ajustes finais. Essas estações são importantes para integrar o circuito do BRT, desde o Terminal Mangueirão, na Augusto Montenegro, reduzindo o tempo de viagem, até o centro”, explica o engenheiro.
Estações - Além da Estação Bosque, estão concluídas as obras nas estações Antônio Baena/Curuzu; Humaitá; Mauriti e Júlio César. Estão em fase de conclusão as estações Império Amazônico e Tavares Bastos. As duas estações de São Brás também já estão concluídas, faltando apenas ajustes na pavimentação, grades de proteção e ligação da rede de fibra óptica. O prazo de conclusão das obras de todas as estações é até maio.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Fernando Sette - Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário