terça-feira, 25 de outubro de 2011

NOTÍCIA DA HORA...


Após um ano de criação, 

empresa do pré-sal só existe no papel


A última estatal criada pelo governo Lula, a PPSA (Pré-sal Petróleo S.A), desenhada para gerir os futuros contratos de petróleo.

Ela foi criada em 2 de agosto de 2010, mas na prática não existe. Falta um decreto presidencial estabelecendo seu estatuto e toda a sua estrutura, como o número de empregados que terá e quanto custará para se manter.

Considerada "prioritária" pelo governo Lula, a PPSA divide opiniões desde o anúncio da sua criação. Dentro da gestão Dilma há quem ache que a nova estatal não é prioritária e vai absorver funções que já são exercidas pela Petrobras e pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Chamada de Petrosal no início, a companhia teve de mudar o nome porque o anterior já estava registrado.

A explicação pela demora da criação da PPSA, segundo fontes do governo, é que o Ministério de Minas e Energia aguarda primeiro a aprovação do projeto de lei que determina como será feita a divisão dos royalties oriundos da exploração do petróleo entre os entes da Federação.
Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress
Leia mais na edição da Folha desta terça-feira.



Cabral diz que fará passeata contra nova divisão de royalties

Plantão | Publicada em 24/10/2011 às 19h33m
Governador Sérgio Cabral e o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro
Plataforma da Petrobras em operação na Bacia de Campos/Macaé
Principal base da Petrobras instalada no terminal de Imbetiba em Macaé/RJ

    O governador do Rio, Sérgio Cabral, disse, nesta-segunda-feira, que o estado está mobilizado em torno da questão dos royalties e que no dia 10 de novembro liderará uma passeata na cidade:

    - Estamos mobilizados. Faremos a passeata dia 10 de novembro e já apresentei a presidenta Dilma o baque nas finanças públicas, que é dramático para o Rio, que inviabiliza o estado - disse Cabral, após assinatura de convênio que prorroga a atuação da Força de Pacificação no Complexo do Alemão na base militar, na Zona Norte do Rio.

    O governador afirmou ainda que o relator do projeto da nova divisão de royalties do petróleo no Senado, Vital do Rego (PMDB-PB), errou nas contas ao prever que o Rio chegará em 2015 com produção de quase seis milhões de barris/ dia, Segundo Cabral disse à presidente Dilma, essa meta não será atingida nem em 2030:

    - Quando ele (Vital) disse para os senadores que o Rio não perderia nada, foi porque ele comparou assim: "vai diminuir aqui o percentual dos royalties, entretanto, o volume será tão grande, que o Rio não perde nada". A presidente, que é especialista no assunto, disse que isso não é possível nem em 2030. Como é possível para o Rio abrir mão da participação especial diante das receitas atuais, depois de ter perdido com o novo marco regulatório? - questionou o governador, que aproveitou a ocasião para anunciar uma passeata no dia 10 de novembro, para reivindicar maior participação do estado nos royalties.

    PF realiza operação para desarticular 

    quadrilha de traficantes que atua no 

    Rio e em outros dois estados

    Plantão | Publicada em 25/10/2011 às 09h12m
    A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Cairuçu. O objetivo é desarticular uma quadrilha de traficantes de drogas que atua no Rio, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os agentes cumprem 12 mandados de prisão, 19 de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva nos três estados.
    De acordo com polícia, as investigações tiveram início em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. (postado às 10 horas)

    Um comentário: