terça-feira, 3 de junho de 2014

Fotos de Inácio Teixeira
Fotos de Inácio Teixeira


Participei nesta sexta-feira (30), do seminário "Rio Interior, o Futuro em Nossas Mãos", em Petrópolis, onde destaquei que o estado só é forte com o interior forte. Organizado pela Inter TV, afiliada da TV Globo, o evento debateu políticas econômicas e de desenvolvimento para o interior do estado do Rio. Fui o primeiro dos pré-candidatos ao governo a responder perguntas do mediador, o jornalista Sidney Rezende. Sobre a prioridade para o interior, lembrei os feitos do meu governo e de Rosinha.

O estado só será forte com o interior forte. Fico muito feliz de carregar o título de governador da fusão. Quando assumi, em 1999, a capital fluminense tinha um PIB (Produto Interno Bruto) de 57% enquanto o interior crescia 43%. Quando Rosinha deixou o governo, em 2006, a capital respondia por um crescimento de 46% e o interior 54%".

A capital não deixou de crescer, mas o ritmo do crescimento do interior foi maior no meu governo. Retomamos vocações abandonadas, como os estaleiros. Em 1999, só havia um estaleiro com 500 empregados. Hoje todos os estaleiros estão abertos no Rio. Ao olhar para frente, é preciso avançar com o benefício da 'Lei Rosinha' para cidades como Petrópolis, que hoje perde espaço para Três Rios. Ao equilibrar o PIB do estado, não houve queda no crescimento da cidade do Rio de Janeiro. A 'Lei Rosinha' (4.533/05) reduziu de 19% para 2% a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em determinados municípios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário