A Campanha de Vacinação Infantil, que visa imunizar crianças contra a poliomielite e o sarampo, termina nesta sexta-feira (28). A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (22) o segundo Dia D de mobilização, seguindo a primeira orientação do Ministério da Saúde. De acordo com a última atualização de dados feita pela pasta, a Campanha atingiu a marca de 3.287 crianças imunizadas contra a poliomielite na cidade. A mobilização, que começou no dia 08 de novembro, tem como estratégia de Campanha o acerto do cartão de vacinação atrasado e acontece em todas as Unidades de Saúde da cidade. Apenas crianças que não receberam a dose num período de 30 dias serão vacinas. O público-alvo da imunização contra a poliomielite é composto por crianças de seis meses até menores de cinco anos. Já a vacinação contra sarampo será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. São Pedro da Aldeia recebeu 6.000 doses para vacinação contra poliomielite e 5.000 para sarampo e tem como meta a imunização de 5.590 crianças para pólio e 4.630 para sarampo. É necessária a apresentação do cartão da criança ou cartão de imunização. É importante destacar que não haverá mobilização da Campanha nesse sábado (29) no município.
Secretária de Saúde, Dra Isaura Maria fala sobre a ação. “A Campanha de Vacinação em São Pedro da Aldeia se encerra no dia 28, mas as vacinas continuarão sendo oferecidas às crianças nas Unidades de Saúde da cidade. Nós não podemos esquecer da importância da vacinação, que é como prevenimos diversas doenças. É de extrema importância que todas as crianças sejam vacinadas e estejam em dia com seu cartão de vacinas”, disse.
“Iremos encerrar a Campanha de Vacinação de acordo com a primeira proposta do Ministério da Saúde. São Pedro da Aldeia não irá realizar o Dia D no sábado, porque já o fez no dia 22 de novembro, preconizando aquilo que o Ministério havia solicitado no começo da Campanha”, explicou a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Martha Eugênia Almeida.
O Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Imunização Infantil para garantir a eliminação do sarampo no Brasil e para manter a erradicação da poliomielite. A pólio é uma doença infectocontagiosa grave, responsável pela paralisia infantil. Causada pelo poliovírus, a infecção se dá, principalmente, por via oral. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A única forma de prevenção é por meio da vacina, a tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário