terça-feira, 4 de novembro de 2014


Igualdade Racial realiza cinco eventos este mês

03/11/2014 15h57 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Foto de solenidade do prêmio Carucango do ano passado
Foto: João Barreto
O prêmio Carucango será entregue a personalidades de destaque durante o ano
A Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial (Cepir), da Prefeitura de Macaé, vai realizar diversos eventos este mês por conta do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em todo o país no próximo dia 20.


Segundo a coordenadora de Cultura da Cepir, Yaisa Carolina, as atividades estão pautadas na herança africana, refletindo a importância do legado cultural que se perpetua por meio da população afro-brasileira. Haverá discussões e debates que tratam de música, arte visual e história.



Programação

No próximo sábado (8), haverá degustação de comidas típicas. O local e o horário ainda serão divulgados. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (22) 2765-8700.

Nos dias 12 e 17, filmes e documentários vão ser exibidos com temáticas retratando a cultura afro-brasileira, no Teatro do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, o Sindipetro NF (Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro 257, Centro), de 14h às 17h, e de 18h às 20h. O público será constituído principalmente por alunos da rede municipal de ensino. No final de cada sessão serão realizados debates.

No dia 20, às 16h, uma Sessão Solene será promovida na Câmara Municipal de Macaé. Medalhas de Honra ao Mérito Carucango serão entregues a personalidades que, durante o ano, promoveram ações voltadas à promoção da Igualdade Racial.

No dia 26 haverá a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Igualdade Racial, às 16h, no Paço Municipal. O órgão, de caráter consultivo, é composto por oito membros da sociedade civil e oito do governo. O objetivo é sugerir ações a favor da Igualdade Racial, como cursos, palestras, debates temáticos, entre outras.

Já no dia 27 haverá o Projeto “Escolas na Praça – Conexão África Brasil”, na Praça Veríssimo de Melo, entre 9h e 15h. Vão ser apresentações sobre a cultura e a história afro-brasileira pelas escolas da rede municipal de trabalhos desenvolvidos ao longo de 2014.



Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia está inserido recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura combater o desenvolvimento de sentimentos de preconceito e de inferioridade perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário