quarta-feira, 19 de novembro de 2014

NOTÍCIA



Secretaria de Saúde realiza reunião com pais e funcionários de escola do Lagomar

18/11/2014 17h59 - Jornalista: Equipe Secom
Foto de pais, alunos e funcionários durante reunião no Colégio Municipal Balneário Lagomar
Foto: Moisés Bruno
O encontro foi realizado na Vigilância Epidemiológica
A Secretaria de Saúde realizou, nesta terça-feira (18), reunião com pais, alunos e funcionários da Colégio Municipal Balneário Lagomar. Uma criança, de sete anos, que estudava na unidade, veio a falecer, no último fim de semana, com suspeita de meningite. O objetivo da reunião, realizada na Coordenação de Vigilância Epidemiológica, no centro da cidade, foi orientar as pessoas que tiveram contato com a criança, quanto aos cuidados com a doença, além de direcionar medicação quimioprofilaxia.


Dos 14 alunos que estudavam na mesma sala da criança, dez compareceram. A Secretaria de Educação disponibilizou transporte para que os pais, funcionários e as crianças pudessem participar da reunião na Coordenação de Vigilância Epidemiológica.

Os alunos passaram pela pesagem para receber medicação quimioprofilaxia, específica para os que tiveram contato direto e íntimo com a criança por, no mínimo, quatro horas. Nesse caso, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica indica quatro doses por dois dias. os alunos que não foram na reunião, poderão comparecer, nesta quinta-feira (19), na Coordenação de Vigilância Epidemiológica para tomar medicação, no endereço: Rua Vereador Abreu Lima nº 364 - Centro, próximo a Rodoviária de Macaé.

Os familiares dos alunos também já receberam a medicação quimioprofilaxia.

O médico e coordenador da Vigilância Epidemiológica, André Farias, tirou dúvidas dos responsáveis e funcionários. Ele informou que ainda não tem confirmação do exame histológico do Instituto Médico Legal (IML) da criança de sete anos, que apresentou quadro sugestivo para meningite. De acordo com Farias, nessa fase a indicação é dar a medicação para as crianças que tiveram contato prolongado com o aluno. Ele orienta aos pais que verifiquem também o quadro vacinal da criança.



Meningite

No mês de agosto, a Prefeitura de Macaé iniciou uma proposta de prevenção quanto à meningite sorogrupo C. Com isso, a Secretaria de Saúde e o Programa Municipal de Imunização, em ação conjunta com a Secretaria de Educação, trabalharam em prol da extensão do calendário vacinal infantil para crianças entre dois anos a nove anos, onze meses e 29 dias.

A bactéria de meningite só é transmitida por contato prolongado e íntimo, acima de quatro horas. O ideal é reforçar normas de higiene nas escolas e lares, além de deixar salas e outros ambientes arejados com portas e janelas abertas.

Também deve ser levado em consideração que não há risco de transmissão de meningite em situações como compartilhamento de objetos, como copos e brinquedos. Alunos da mesma escola que estudam em salas diferentes ou que frequentam o mesmo espaço, mas em turnos diferentes, também não correm riscos da doença.

Sintomas - Durante o encontro foram destacados os sintomas mais comuns de meningite, que são forte dor de cabeça e rigidez de nuca associados a febre alta, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia).
FOTOS RELACIONADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário