A Campanha de Vacinação Infantil em São Pedro da Aldeia atingiu, com a mobilização do último sábado (22), a marca de 3.287 crianças imunizadas contra a poliomielite. A vacinação foi prorrogada até o dia 28 de novembro e visa imunizar crianças contra a poliomielite e o sarampo. A mobilização, que começou no dia 08 de novembro, tem como estratégia de Campanha o acerto do cartão de vacinação atrasado e acontece em todas as Unidades de Saúde da cidade. Apenas crianças que não receberam a dose num período de 30 dias serão vacinas. O público-alvo da imunização contra a poliomielite é composto por crianças de seis meses até menores de cinco anos. Já a vacinação contra sarampo será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. São Pedro da Aldeia recebeu 6.000 doses para vacinação contra poliomielite e 5.000 para sarampo e tem como meta a imunização de 5.590 crianças para pólio e 4.630 para sarampo. É necessária a apresentação do cartão da criança ou cartão de imunização.
Técnica de Enfermagem do setor de Imunização, Jane Paes fala sobre a segunda etapa da Campanha. “Já conseguimos atingir 63% da meta do município na vacinação contra a poliomielite. Acreditamos que até o final da Campanha, na sexta-feira, alcançaremos 90%, porque nosso movimento está muito bom. Começamos a administrar as vacinas contra a poliomielite e o sarampo como Campanha no dia 08 de novembro e seguimos nessa ação até o dia 28. É importante lembrar que essas vacinas já fazem parte do Calendário de Vacinação”, disse. Jane informa ainda que a parcial relativa à vacinação contra o sarampo será divulgada assim que o site para contabilidade for liberado para cadastro da Secretaria.
O Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Imunização Infantil para garantir a eliminação do sarampo no Brasil e para manter a erradicação da poliomielite. A pólio é uma doença infectocontagiosa grave, responsável pela paralisia infantil. Causada pelo poliovírus, a infecção se dá, principalmente, por via oral. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A única forma de prevenção é por meio da vacina, a tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário