sexta-feira, 7 de novembro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE QUISSAMÃ TEM VASTA PROGRAMAÇÃO DEDICADA AO 'NOVEMBRO AZUL'

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM SAÚDE

ATIVIDADES VISAM O COMBATE DO CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

Foto: Adilson dos SantosAção voltada à saúde do homem - foto: Adilson dos SantosEm Quissamã, a Secretaria de Saúde preparou uma vasta programação a fim de esclarecer a população sobre o assunto e aumentar a demanda pela procura dos exames necessários para o diagnóstico da doença. Ao longo do mês serão realizadas ações específicas sobre câncer de próstata, além do combate a diabetes e hipertensão.
Na próxima segunda-feira (10), acontecerá palestra para os integrantes do Programa de Atenção ao Idoso, no Sobradinho às 9h, “Café da Manhã Saudável” no Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas (CSBPC) às 10h e atividades educativas de saúde na USF do Centro às 14h. Na terça (11) ás 9h, o CSBPC além de consultas com a enfermagem, dará orientações sobre hábitos saudáveis e fará avaliação de risco do pé diabético. Simultaneamente, na USF de Caxias, a nutricionista Jaqueline Freitas falará sobre alimentação apropriada para diabéticos.
O preconceito ainda é a maior barreira no combate ao câncer de próstata que atinge grande parte da população masculina. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, um diagnostico precoce é necessário para o início imediato do tratamento e o aumento considerável das chances de cura.
A Campanha Novembro Azul tem como objetivo, chamar a atenção do homem para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e para os hábitos saudáveis que ajudam a evitar a doença, como a prática de atividade física e a alimentação equilibrada. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde a resistência dos homens em fazer o exame de toque retal é um dos maiores desafios para o diagnóstico.
No dia 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1991 e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica de alto custo mundial.
Sob a coordenação da Enfermeira Zeide Lobo, o Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus visa estabelecer um processo de cuidado contínuo, com foco no acolhimento do indivíduo portador ou de risco para o desenvolvimento da hipertensão e/ou diabetes, promovendo mudanças na atenção à saúde e/ou identificando precocemente aqueles de maior risco para seu desenvolvimento, através de ações realizadas pela coordenação e equipes do Programa de Estratégia Saúde da Família.
“A atuação junto às comunidades rastreando casos novos, tratando os já diagnosticados e levando informações que possam influenciar quanto as mudanças de hábitos nocivos a vida, são fatores que comprovadamente podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como sedentarismo, obesidade, alimentação rica em gordura saturada, sal e fontes de carboidratos processados”, pontuou a enfermeira.
O programa municipal possui em seu arquivo 1.200 pacientes diabéticos, cadastrados em tratamento sendo acompanhados por profissionais de saúde de família e especialistas como: cardiologistas, endocrinologista, cirurgião vascular, nutricionista, fisioterapeuta e estomaterapeuta.
O diabetes é causa graves complicações, entre elas, cegueira, insuficiência renal, amputações de membros inferiores e doenças do coração. O município de Quissamã mantém em seu quadro, especialistas capazes de detectar precocemente o desenvolvimento destas complicações com consultas e exames regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário