sábado, 26 de setembro de 2015

Centro Ambiental é inaugurado com caminhada neste domingo, 27

Foto: Mauricio Rocha
O Circuito Ipê Amarelo será realizado a partir das 8 horas do domingo e será seguido por inauguração do Centro de Educação Ambiental
Foto: Gabriel Sales
O Espaço terá capacidade para receber 60 pessoas e poderá ser utilizado para cursos, palestras, reuniões e festas
Rio das Ostras vai ganhar mais um Centro de Educação Ambiental. A Prefeitura inaugura neste domingo, 27, às 11h, o Espaço Socioambiental Ipê Amarelo, que funcionará no Parque Municipal, no Mar do Norte. No mesmo dia, a partir das 8h, o Parque recebe o projeto Caminhada na Natureza – circuito Ipê Amarelo, dando oportunidade aos participantes de desfrutar das belezas do local. As inscrições podem ser feitas pelo site www.caminhadas.info. 

O Espaço Socioambiental Ipê Amarelo terá capacidade para receber 60 pessoas e poderá ser utilizado para cursos, palestras, reuniões e festas. Todo o mobiliário do local foi adquirido por meio de medidas de Compensação Ambiental. Essas medidas são adotadas pelo Município para contrabalançar os impactos sofridos pelo ambiente, identificados no processo de licenciamento ambiental de empreendimentos. 

A nova unidade se une ao Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras, em Nova Esperança, ampliando os espaços dedicados a esse tema na cidade. De acordo com o secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon, outra unidade socioambiental será entregue, ainda este ano, em Cantagalo. “As medidas compensatórias têm sido fundamentais para o desenvolvimento desses espaços no Município. Nosso objetivo é levar a educação ambiental para perto da população, com mais informações, a fim de sensibilizar todos”, disse. 

CAMINHADA – O Parque Municipal também recebe no domingo o projeto Caminhada na Natureza – Circuito Ipê Amarelo com uma grande área sombreada entre palmeiras imperiais. O evento acontece no Dia do Turismo e do Turismólogo. Na concentração, às 8h, os participantes poderão tomar um café da manhã para garantir a disposição para encarar o circuito. Eles poderão optar entre dois tipos de circuito com trilhas ecológicas: um mais leve, indicado para quem quer apreciar as belezas do local, e outro moderado, que possui subidas íngremes, exigindo mais esforço do participante. 

A atividade é gratuita e não tem limite de idade. “Costumo caminhar todos os dias e, aos 70 anos, me sinto muito saudável. O prazer da caminhada é conhecer lugares, pessoas e se divertir, por isso, sempre recomendo aos meus amigos”, observa José Carlos Torres, conhecido como “Bonitinho”, assíduo caminhante do projeto. 

Todos podem participar: crianças, adultos, idosos, grupos de amigos. O que vale é a contemplação da natureza, a integração social e a melhoria da qualidade de vida. 

PARCEIROS – O projeto Caminhada na Natureza é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Anda Rio das Ostras, Anda Brasil, Trade Tur, Núcleo Gastronômico e Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau. O evento tem patrocínio do Hortifruti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário