quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Estudantes de Belém disputam a II Copa da Inclusão das Forças Armadas

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 28/10/2015 17:09

  • / COPA INCLUSIVA / 28/10/2015 17:09

    Programa Forças no Esporte atende estudantes da rede municipal municipal com atividades esportivas, recreativas, de civismo e meio ambiente.


Seis alunos de escolas públicas municipais integrados ao Programa Forças no Esporte, uma iniciativa do Exército e da Marinha, vão participar da II Copa de Inclusão Social de Orientação, que será realizada no período de 30 de outubro a 1º de novembro de 2015, na Bahia. O evento reúne 400 estudantes de todo o país e todas as despesas serão custeadas pelas Forças Armadas.
O objetivo da Copa de Inclusão Social é despertar nas crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa, a coragem, a determinação e o espírito que o esporte de orientação proporciona a seus praticantes. As provas são de corrida de orientação, percursos longo, médio e sprint. 
Participam os alunos atendidos pelo Profesp Marinha e Profesp Exército, Fagner da Silva, da Escola Municipal Florestan Fernandez; Mateus Heron da Silva e Cauã Leão, da Escola João Carlos Batista; Pedro Lima, da Escola Theódor Badotti; Wevengton Cardoso e Weslley Yoshioka , da Escola Avertano Rocha.
Na programação geral está a recepção aos atletas e delegações, treinamento, congresso técnico, a realização das provas, as cerimônias de premiação e encerramento, além de uma visita guiada na região.
Wevengton Cardoso, 15 anos, viaja pela primeira vez para outro Estado e não esconde a emoção ao pensar nas novidades que terá pela frente, durante a II Copa de Inclusão Social de Orientação. “As expectativas são grandes, é a minha primeira viagem, então não sei nem como descrever ao certo. A expectativa é muito boa. Participar de uma competição desta é um grande privilégio. Tinham meninos melhores do que eu, mas com a minha garra e com determinação eu consegui essa vaga para participar da copa e eu agradeço muito por isso”, disse emocionado o aluno do 9º ano da Escola Municipal Avertano Rocha, de Icoaraci.
Para a professora do Profesp, Tamires Sobrinho, a experiência em participar de uma competição nacional agregará conhecimentos extracurriculares aos alunos e  contribui para a formação dos estudantes. “Viajar sempre proporciona uma abertura na mentalidade das pessoas. Para eles então, que não teriam condições de viajar é mais importante ainda. Eles conquistaram essas vagas com garra e força de vontade. Isso é um estímulo para que eles tenham sede de sempre se empenhar em tudo que fazem e desde agora são um exemplo para os outros alunos”, afirmou.
Programa Forças no Esporte
O Programa Forças no Esporte (Profesp) promove a inclusão social por meio de atividades esportivas, recreativas, rítmicas, de civismo, higiene e meio ambiente. No seu segundo ano de realização, sessenta alunos das Escolas Municipais João Carlos Batista, Florestan Fernandez e Theódor Badotti participam do programa desenvolvido pelo Exército.
Já no Profesp Marinha, 40 alunos, entre 8 e 13 anos, das Escolas Municipais Avertano Rocha, de Icoaraci, e Paulo Freire, do Tenoné, participam de aulas cívicas e de atividades recreativas e esportivas como, vôlei, futebol de campo,  atletismo e jiu-jitsu. Também é realizado o acompanhamento do desenvolvimento físico dos estudantes, por meio de exames médicos e biométricos.

Texto: Aline Saavedra
Foto: Arquivo - Agência Belém
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário