sexta-feira, 30 de outubro de 2015

QUISSAMÃ: FEIRA DE ARTESANATO TERÁ DOIS DIAS DE EXPOSIÇÃO DURANTE FERIADO PROLONGADO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO

ARTESÃS COMERCIALIZARÃO SEUS PRODUTOS SEXTA-FEIRA E SÁBADO, DAS 14H ÀS 20H, NA PRAÇA DO CENTRO

Foto: Gabriela HintzAtrativos para a população e visitantes - Foto: Gabriela HintzNeste fim de semana de feriadão, a Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro de Quissamã, contará com alguns atrativos para a população e visitantes. Na sexta-feira e sábado (30 e 31), através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda, será realizada a Feirinha de Artesanato, das 14h às 20h, quando também acontece uma exposição de orquídeas.
De acordo com a coordenadora do grupo de artesãos de Quissamã, Ana Cláudia Rocha de Castro, cerca de 15 artesãs participarão da feira, com vários tipos de artesanato, como crochê, bordados diversos, artigos de decoração, doces tradicionais, entre outros.
“Não poderíamos deixar de atender este pedido de nossas artesãs. Neste feriado de Finados a cidade recebe pessoas de fora e o artesanato é um atrativo. Além disso, traz a perspectiva de uma renda a mais para elas”, ressaltou.
A coordenadora informou ainda que, desde que a secretaria ofereceu a oportunidade para as artesãs comercializarem seus produtos junto com a Feirinha da Roça, às quartas-feiras, na Praça Mário Moreira, o interesse em participar do grupo cresceu, e agora, a Casa do Empreendedor tem mais artesãos cadastrados.
A artesã Aparecida Oliveira disse que está muito feliz com todas as oportunidades que o município vem dando ao grupo. Ela destacou que as barracas disponibilizadas para as feiras e os crachás de identificação valorizam ainda mais o trabalho.
“A participação junto a Feirinha da Roça também aproximou as artesãs que estavam afastadas. A aceitação está sendo maravilhosa e acredito ser o caminho certo. Já surgem muitas encomendas e a expectativa para estes dois dias de exposição na praça é grande, pois garante um reforço a mais no nosso orçamento”, acrescentou.
Outra novidade é que entre os dias 12 e 14 de novembro, Quissamã será sede de várias atividades da V Semana do Patrimônio Fluminense, e o grupo de artesãos também participará do evento. Em dezembro, ainda será realizada uma feira de artesanato maior voltada para confecção de produtos de Natal.
PROFISSÃO RECONHECIDA
No último dia 23, foi sancionada pela presidente Dilma Roussef, a Lei do Artesão nº 13.180, que regulamenta a profissão e estabelece diretrizes para políticas públicas dirigidas à categoria e define parâmetros para o exercício da atividade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Quissamã, Fabiano Barreto, pontuou que é preciso valorizar muito esse trabalho, e que o reconhecimento do artesão como profissão, reforça a política adotada pelo município.
“Desta forma estabelecemos os vínculos com os artesãos com mais profissionalismo e responsabilidade, enaltecendo sempre o empreendedorismo como a marca para alcançar o sucesso dos trabalhos desenvolvidos por eles”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário