quarta-feira, 28 de outubro de 2015

 
Teresópolis, 26 de outubro de 2015 - A Escola Municipal Paulo Freire, localizada no Vale do Paraíso, apresentou nesta segunda-feira, 26, a culminância do projeto ‘Ideias Geniais’, baseado no projeto pedagógico gestor, indicado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no início do ano: ‘Conhecimento, a Luz que brilha em você. Acenda essa ideia!’. O projeto, que teve como objetivo pesquisar e apresentar a fantástica trajetória humana através das descobertas científicas e invenções que grandes homens e suas mentes brilhantes puderam acrescentar na evolução da humanidade, envolveu exposição de trabalhos feitos pelos alunos, além de apresentações artísticas.

“Baseada no projeto indicado pela SME, a Escola Paulo Freire acendeu realmente essa ideia e trabalhou no primeiro semestre a ‘Feira de Ciências’ e no segundo semestre as ‘Ideias Geniais’. A personalidade escolhida pelos alunos foi o fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado. Onde nós buscamos apresentar para todos esse fotógrafo brasileiro, conhecido mundialmente, e a preocupação dele com a questão do meio ambiente. Afinal nossos alunos serão os responsáveis pelo futuro e precisam desde já abraçar essa ideia de conservação do meio ambiente”, explicou a diretora Bianca Ferreira Mattos.

No projeto desenvolvido pela escola, após pesquisa e análise de muitas personalidades importantes da história, os próprios alunos resolveram evidenciar o fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado, por sua trajetória de vida e contribuições no campo ambiental, trazendo a reflexão sobre a importância da educação e transformação no Brasil e no mundo. Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Seu filho Juliano Ribeiro Salgado, dirigiu o documentário O Sal da Terra sobre o seu pai com Wim Wenders que foi indicado ao Oscar 2015 de melhor documentário.

“Sebastião Salgado, mostra através do seu trabalho a necessidade do ambiente na vida do ser humano. Assim, nossos alunos montaram essa exposição e vão fazer apresentações que procuram exatamente despertar essa consciência onde o ser humano necessita de um ambiente saudável para viver, com harmonia e possibilidades para dar continuidade na sua jornada no planeta Terra”, esclareceu a orientadora pedagógica Luciana Ribeiro.

Caracterizados como a autora Clarisse Lispector e o fotógrafo Sebastião Salgado em um stand na exposição montada na Escola Municipal Paulo Freire, os alunos Luana Sampaio e Hugo Cardozo, de 14 anos, explicaram como foi fazer parte desse projeto. “Foi um trabalho que durou alguns meses, de estrutura, decoração, pesquisa, envolvendo alunos do turno da manhã e da tarde, mas o resultado valeu a pena”, comemoraram.
• Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário