terça-feira, 27 de outubro de 2015

Fórum de Orientação Educacional reúne profissionais da região

27/10/2015 16:54:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto do auditório da Cidade Universitária com muitas pessoas sentadas
Foto: João Barreto
Educadores discutiram questões importantes como inclusão
Profissionais da rede municipal se reuniram nesta terça-feira (27) no III Fórum da Orientação Educacional de Macaé, que teve como tema: “Repensando as diversas formas de inclusão - A Orientação Educacional interagindo com as boas práticas”. A programação, realizada no auditório da sede da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), envolveu cerca de 200 profissionais, entre orientadores, professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e das salas de recursos multifuncionais, que atendem estudantes da Educação Especial.
O encontro foi marcado pela integração dos profissionais e alunos. Entre eles, os estudantes do Colégio Municipal Olga Benário Prestes que apresentaram contação de histórias. O evento contou ainda com palestras ministradas por especialistas das redes municipais de Macaé, Araruama, Niterói e Cabo Frio.

Segundo a coordenadora da Orientação Educacional de Macaé, Rosinéia Chaves, o encontro tem a finalidade de levar os profissionais a repensar questões como inclusão, além de práticas e intervenções pedagógicas, que visam contribuir com o processo de ensino. “Mais uma vez este conseguimos integrar profissionais não só de Macaé, mas de outras cidades da região. Todos preocupados com a qualidade do ensino”, ressaltou.

Entre os palestrantes convidados estavam Valéria Amaral, professora de História de Araruama, que ministrou sobre “Por que pensar em inclusão. Reconstruindo o processo histórico de uma sociedade desigual”. Também foi proferido o tema“ Quebrando tabus”, com a palestrante, sexóloga e diretora do Colégio Municipal Eraldo Mussi, Cláudia Márcia Pontes, além da representante da Academia de Belas Artes de Niterói, Débora Moreno, que contou sua trajetória como ex-catadora de lixo e o envolvimento com as artes e o ensino.

Já a orientadora educacional de Cabo Frio, Marisa Brum, apresentou a temática “Os protagonistas da gestão democrática na busca de novos sentidos para o trabalho inclusivo”. Além das palestras, outros momentos foram aprovados pelos participantes como depoimento dos alunos, que fazem parte das salas de recursos - das unidades municipais Pedro Adami e Botafogo -, e apresentação musical da banda da Secretaria de Educação junto com alunos do Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo.

A palestra “Limites e Perspectivas da Educação Especial no município de Macaé”, apresentada pela coordenadora da Educação Especial, Regina Signé, levou à reflexão dos participantes a importância da inclusão. “Contamos com 738 alunos que são atendidos em 45 salas de recursos. Para o ano letivo de 2016, a Educação Especial contará com oito novas salas de aula. Esses espaços contam com mobiliários e equipamentos adequados para o atendimento educacional especializado.

Os representantes de Rio das Ostras, Sandra Helena de Araújo e Maurício Santana, afirmaram que o fórum foi importante, pois tratou de temas essenciais para educação. “Este encontro foi valioso. Os assuntos destacados são atuais e relevantes para a prática do dia a dia”, comentou Sandra.

A orientadora educacional de Macaé, Sueli Conceição Rangel, também ressaltou a importância da iniciativa. "Sempre faço questão de fazer parte de encontros como estes, pois nesta oportunidade enriquecemos nossa atividade junto aos alunos”, disse. Da mesma opinião estão as professoras das salas de recursos da rede municipal Ângela Manhães e Helena Azevedo. “Tratar das diversas formas de inclusão é essencial junto aos educadores. Encontros como estes devem acontecer periodicamente”, observou Ângela.

O Fórum contou com participantes dos municípios de São João da Barra, Cabo Frio e Silva Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário