sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Obras da Praça da Baleia são retomadas com verbas municipais

Foto: Mauricio Rocha
Conhecida nacionalmente por abrigar uma escultura de Baleia Jubarte em tamanho natural, a Praça da Baleia foi inaugurada em 2002
A partir desta quinta-feira, 29, a Prefeitura de Rio das Ostras retoma as obras de revitalização da Praça da Baleia, em Costazul. A decisão foi tomada depois de a Administração Municipal aguardar que o Governo Federal cumprisse o compromisso com o repasse das verbas, como previsto. Os trabalhos começaram a ser feitos em março, mas tiveram que ser interrompidos por falta dos recursos, que deveriam vir do Ministério do Turismo. 

Como forma de preservar a Praça da Baleia, um dos principais cartões-postais da cidade, a Prefeitura decidiu retiniciar as obras, mesmo diante da grave crise econômica que o Município enfrenta. A Praça da Baleia é um marco do Município e uma das principais áreas de lazer para moradores e turistas. 

“Apesar das dificuldades financeiras que o Município enfrenta, com a queda dos recursos dos royalties, a Prefeitura revitalizou pontos importantes da cidade, como os mirantes da Baleia e da Lagoa de Iriry e ainda está recuperando os Píeres do Centro e da Boca da Barra”, destacou o prefeito Sabino. 

Nesta primeira etapa da obra, que será feita com recursos municipais, a Baleia receberá nova pintura, iluminação e terá o chafariz recuperado. 

A Prefeitura continua as negociações com o Governo Federal para receber os recursos e garantir a execução completa do projeto, que inclui a instalação de uma base fixa da Guarda Municipal e a construção de um novo guarda-corpo. Uma nova iluminação também está contemplada no projeto, assim como novos bancos e mesas com estruturas mais resistentes. Outros postes vão substituir os antigos, degradados pela maresia. A Praça da Baleia também vai ganhar nova sinalização. 

O orçamento total previsto para a obra é de R$ 1,2 milhão, que deve ser passado à cidade pela União, de acordo com a emenda parlamentar do deputado Adrian Mussi. 

PRAÇA DA BALEIA – Conhecida nacionalmente por abrigar uma escultura de Baleia Jubarte em tamanho natural, a Praça da Baleia foi inaugurada em 2002. A escultura, assinada pelo artista Roberto Sá, tem 20 metros de comprimento e pesa 4 toneladas. 

A Praça é um atrativo especial para os turistas. Diante da crise financeira, o Turismo se mostra a principal alternativa econômica da cidade, gerando renda e emprego para os moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário