quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Projeto BH vai até Você sensibiliza estudantes sobre a importância turística da capital mineira
Publicado em 27/10/2015 19:05:33


Foto Cláudio Lacerda
Sensibilizar alunos e professores da Rede Municipal de Educação sobre a importância do turismo na capital mineira e, consequentemente, possibilitar o sentimento de pertencimento e de amor à cidade no pequeno cidadão são os principais objetivos do projeto BH vai até Você, lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 27, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Secretaria Municipal de Educação (Smed) em cerimônia no Teatro Francisco Nunes. O evento reuniu educadores, entidades do trade turístico, servidores públicos municipais e alunos.

As ações de sensibilização previstas no projeto serão iniciadas no ano letivo de 2016 junto aos alunos integrantes do programa Escola Integrada, da Smed. A expectativa é que até 40 mil alunos da rede municipal sejam inseridos no projeto. Dentro da metodologia prevista, os educadores (professores, coordenadores e monitores) serão capacitados pela Belotur para atuarem como multiplicadores das informações sobre as riquezas e dos atrativos e equipamentos turísticos da cidade, formando e orientando os alunos para a prática do turismo sustentável. 

Segundo o presidente da Belotur, Mauro Werkema, Belo Horizonte é uma cidade em processo de transformação, relativamente jovem, e o turismo é uma atividade que colabora para reforçar junto à população o processo de pertencimento, incentivando o sentimento de amor pela cidade. “Estamos incentivando o pequeno cidadão a conhecer a sua cidade, pois somente quem conhece valoriza, ama, protege, defende, divulga e faz permanecer. Por isso, apresentar os atrativos de Belo Horizonte às crianças irá colaborar para que a cidade seja mais amada e seus atrativos sejam valorizados e divulgados pelos jovens inseridos no projeto”, destacou Werkema.
No ano letivo de 2016, de forma prática, os alunos da Rede Municipal de Educação irão desenvolver atividades de aprendizagem turística por meio de uma cartilha interativa, em linguagem agradável e de fácil compreensão, abordando a história da cidade, os atrativos turísticos, o patrimônio cultural, histórico e natural, contextualizando a importância do turismo para a comunidade. Os alunos que participarem do projeto poderão realizar visitas presenciais nos principais atrativos da cidade, vivenciando a experiência turística.
Importância da educação
A secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, ressaltou a importância da educação na construção e na preservação da história da cultura mineira e, segundo ela, o melhor caminho para mudar a realidade de qualquer destino é por meio das crianças. “As escolas de Belo Horizonte estão abertas a quem convive com elas. O projeto BH vai até Você irá selar esse processo, levando as crianças a locais históricos e essenciais”, comentou. A secretária lembrou ainda que são desenvolvidos em Belo Horizonte programas de educação integrada, como o Escola Aberta, realizado todos os domingos e que abre as escolas para a comunidade, possibilitando lazer, entretenimento e inclusão social. 

A Secretaria Municipal de Educação possui, também, o Programa BH para Crianças, que está comemorando 20 anos e possui uma frota de 21 ônibus que, no primeiro semestre de 2015, realizou visitas e viagens com mais de 100 mil crianças. Os 20 anos foram comemorados com a exposição “Um olhar uma luz”, exibida no foyer do Teatro Francisco Nunes. 

O programa estabelece diretrizes e procedimentos para o planejamento e a gestão da utilização de transportes e garante transporte aos alunos e professores para visitar museus, teatros, cinemas, fábricas, galerias de arte, emissoras de rádio, TV, jornais, parques, equipamentos públicos de saneamento e outros espaços da cidade, propiciando conhecimentos culturais, históricos, ambientais, artísticos e patrimoniais, entre outros. A frota conta com 21 ônibus, sendo dez urbanos, destinados às saídas dentro de BH e da região metropolitana, dez rodoviários, próprios para roteiros em outros municípios e estados e um micro-ônibus, para atendimento à educação infantil, preferencialmente, ou para realização de percursos inadequados para ônibus maiores. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário