sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Cemitérios preparados para Finados

29/10/2015 17:33:00 - Jornalista: Equipe Secom
Foto da faixada da igreja de Sant'anna.
Foto: Moisés Bruno - Arquivo Secom
Missas como a que acontecerão na igreja de Sant Anna marcarão a data
O Dia de finados, nesta segunda-feira (2/11), será feriado em todo país. Em Macaé, os cemitérios estão prontos para receber os visitantes e vão funcionar das 7h às 18h, com missas no Memorial da Igualdade (às 9h, às 11h e às 16h), no Cemitério de São João Batista (às 10h), na Igreja de Sant'Anna (às 10h) e em São José do Barreto (às 9h).
Por conta da data, a prefeitura intensificou os trabalhos de combate à dengue nos cemitérios. A medida preventiva contou em identificar e tratar os recipientes que armazenam água, principalmente vasos de flores colocados nos túmulos. O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, pede a colaboração dos visitantes que substituam a água por areia nos vasos. "Estamos num período de alerta, as fortes temperaturas e as chuvas frequentes são condições propícias para proliferação dos mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença".

Finados - Desde o século II, alguns cristãos visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos. Desde o século XI, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) já orientavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII, esse dia anual passou a ser comemorado em dois de novembro, porque primeiro de novembro é a Festa de Todos os Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário