terça-feira, 27 de outubro de 2015

Concurso de Educação para o Trânsito premia alunos

Foto: Allexandre Costa
Alunos vencedores das diferentes modalidades receberam medalhas do Concurso de Educação para o Trânsito
Foto: Allexandre Costa
Educadores que orientaram concurso receberam certificados como Professores Destaque
Foto: Allexandre Costa
Cartazes com o tema Chega de acidente, valorize a vida foram produzidos pelos alunos
A premiação do I Concurso de Educação para o Trânsito de Rio das Ostras, com o tema “Chega de acidente, valorize a vida”, foi realizada nesta terça-feira, 20, no auditório do Colégio Municipal Professora América Abdalla. Foram contemplados com medalhas os alunos da Rede Municipal que ficaram nos três primeiros lugares em quatro modalidades, enquanto as escolas vencedoras receberam troféus. Já os professores Destaque, que orientaram as atividades, ganharam certificados. 

“Estamos fazendo atividades em diferentes áreas e não poderíamos deixar de trabalhar com nossos alunos a questão da segurança no trânsito e a valorização de vida”, afirmou a secretária de Educação, Andréa Machado, durante a solenidade. 

Na cerimônia foi feito um balanço de todas as ações promovidas nas unidades de ensino durante o mês de Educação para o Trânsito por intermédio de uma parceria entre as secretarias de Educação, Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana e Segurança Pública. 

“Muitos pais presenteiam seus filhos com bicicletas, que passam a ser vistas como brinquedos. Nas palestras que realizamos esclarecemos que a bicicleta é um veículo e seu condutor deve estar consciente de sua responsabilidade”, explicou Eduardo Almeida, diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Ao longo do mês de Educação para o Trânsito, Eduardo ministrou a palestra “Sou + Bike” nos colégios da Rede Municipal. 

O guarda municipal Gilliard Silveira, diretor do Departamento de Infrações no Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, também ministrou palestras mostrando índices de acidente e conscientizando sobre a importância de usar o cinto de segurança, seguir os limites de velocidade e não dirigir alcoolizado. “Quando saem de casa, os estudantes passam a ser pedestres ou ciclistas. Com isso, estão sujeitos às leis de trânsito, que devem conhecer e respeitar”, alertou o GM Silveira. 

CONCURSO – Promovido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Educação, o concurso foi dividido nas modalidades Desenho, para os alunos da Educação Infantil; Frases, voltada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Cartazes, para os Anos Finais; Esquetes, para o 9º ano e Ensino Médio. As unidades de ensino participantes trabalharam a partir do mês de agosto com o tema “Chega de acidente, valorize a vida”. 

“É muito triste ver que a maioria das vítimas de acidentes de trânsito tem entre 17 e 35 anos. Com o trabalho educativo, podemos mudar essas estatísticas. Nosso maior objetivo é ensinar o valor de preservar vidas, seguindo as leis de trânsito e agindo com segurança”, afirma Fernanda Rezende, coordenadora de Educação para o Trânsito. 

Durante a solenidade, alunos da turma 1001 do curso de Formação de Professores do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) cantaram a música que criaram sobre o tema “Educação para o Trânsito”. A composição foi gravada no esquete, que conquistou o segundo lugar nessa modalidade do concurso. No final da cerimônia foi sorteada uma bicicleta entre os alunos premiados. 

CONHEÇA OS VENCEDORES 

Modalidade I (Desenho): 
1º Lugar: Lucas Rafael Lima Mendes (E.E. Municipalizada Dom Bosco) e Lívia Werley Dutra (E. M. Acerbal Pinto Malheiros) 
2º Lugar: Roberta Poggi Ribeiro (E.M. Arco-Íris) 
3º Lugar: Letícia Calda Glória (E.M. Prefeito Paulo Pinheiro) 

Modalidade II (Frases): 
1º Lugar: Lucas Figueiredo B. da Silva (Imero) 
2º Lugar: Ana Luiza Torres Felício (E.M. Acerbal Pinto Malheiros) 
3º Lugar: Thaynara R. da Silva (E.M. Maria da Penha de Oliveira) e João Fernando (Imero) 

Modalidade III (Cartaz): 
1º Lugar: Turma 704 – E.M. Maria da Penha de Oliveira 
2º Lugar: Turma 602 – E.E. Municipalizada Fazenda da Praia 
3º Lugar: Turma 701 – E. E. Municipalizada Fazenda da Praia 

Modalidade IV (Esquetes): 
1º Lugar: 9º ano – E.M. Padre José Dilson Dórea 
2º Lugar: Turma 1001 – Imero 
3º Lugar: Turma 901 – Colégio Municipal Professora América Abdalla

Nenhum comentário:

Postar um comentário