sábado, 31 de outubro de 2015

Gastronomia de Belém é destaque internacional na Expo Milão

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 31/10/2015 11:13

  • / CULTURA / 31/10/2015 11:13

    Culinária paraense é destaque em pavilhão brasileiro na Expo Milão, na Itália


O pavilhão do Brasil na Expo Milão, na Itália, ficou lotado de turistas do mundo inteiro, dispostos a conhecer mais sobre os encantos, delícias e sabores da Amazônia, durante a Exposição Universal de Milão que reúne tradição, cultura e inovação de mais de 150 países.
Com o tema “Alimentando o mundo com soluções”, o Brasil revela na Europa não apenas sua importância como produtor e exportador de alimentos, mas também o uso de tecnologias avançadas de maneira sustentável na agricultura.
Neste sábado, 31 de outubro de 2015, a expectativa é para o último dia de degustação, que já alcança número recorde de público: são mais de 20 milhões de visitas durante todo o evento. No pavilhão do Brasil, os turistas lotam o auditório para conferir palestras sobre gastronomia e experimentar um pouco das ervas, frutas e diversas comidas típicas de Belém do Pará.
Doces de Bacuri, sucos de Cupuaçu e Taperebá, chocolates da Amazônia e cervejas artesanais, além de pratos típicos como o Tacacá, tiveram destaque. O Italiano Massimo Garibaldi, 33 anos, experimentou o famoso tacacá de Belém do Pará e afirma nunca ter provado algo parecido. “É bem diferente e gostoso. Deixa a boca tremendo e aquece bastante. Uma delícia!”, disse o Italiano.
Na feira internacional ainda foram lançados, neste fim de semana, pela Prefeitura de Belém e Governo do Estado do Pará, o evento “Diálogos Gastronômicos”, que promoverá o encontro de chefs renomados de vários países na capital paraense em agosto de 2016, e foi apresentado o projeto de criação do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia.
A vice prefeita de Belém, Karla Martins, esteve em Milão representando o Estado do Pará. “A gastronomia é modelo de desenvolvimento para a região, desde os ribeirinhos até grandes restaurantes. O turismo gastronômico fortalece toda uma cadeia produtiva que coloca o Estado do Pará em destaque internacional”.
Em matéria veiculada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, na noite de sexta-feira, 30, a jornalista Ilze Scamparini também deu destaque as riquezas da culinária paraense e a criação do Centro Gastronômico, apontado como mais um fomentador da cultura paraense. 
O Centro será implantado ao longo dos próximos dois anos no complexo Feliz Lusitânia, às margens da Baía do Guajará, em Belém, e prevê uma estrutura com escola de gastronomia, laboratório de alimentos, barco-cozinha, museu e restaurante, e poderá oferecer ao púbico nacional e internacional um ambiente propício à realização de trabalhos sobre gastronomia e biodiversidade em diversas dimensões, como pesquisa, ensino, formação, fomento econômico, divulgação turística e cultural, entre outros. 
“Belém tem um elemento determinante e fundamental para isso, que é a gastronomia que melhor representa o Brasil, com características bem peculiares e uma variedade ímpar de ingredientes. Esse conjunto de coisas colabora para o sucesso dessa iniciativa, que faz uma articulação entre gastronomia, sustentabilidade e meio ambiente", disse o governador Simão Jatene no lançamento do projeto, no dia 15 de outubro deste ano, na capital paraense.
A proposta de criação do centro também faz parte das comemorações dos 400 anos da fundação de Belém, e foi apresentada ao Governo do Pará e a Prefeitura de Belém por um conjunto de organizações da sociedade civil, lideradas pelo Instituto Paulo Martins (entidade que promove e divulga a gastronomia paraense e amazônica, e que organiza anualmente o festival Ver-o-Peso), o instituto Atá (presidido pelo chef Alex Atala e principal instituição brasileira que trabalha a relação homem-alimento) e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (fundado em 2015 com o objetivo de estimular negócios sustentáveis e inovação na região).
Texto: Igor Fonseca
Foto: Comus PMB
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário