quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ensaios Abertos: Orquestra Popular de Macaé apresenta arranjos originais de Pixinguinha

21/10/2015 17:16:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
Foto do ensaio
Foto: Rui Porto Filho
Público pode assistir o ensaio na Praça das Artes, no Centro Cultural
Com arranjos originais de Pixinguinha, a Orquestra Popular de Macaé realizou, nesta quarta-feira (21), na Praça das Artes (Centro Macaé de Cultura), mais uma apresentação do projeto Ensaios Abertos, da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes - Emart. A proposta é aproximar o público dos talentos da cidade e despertar o interesse pelo aprendizado. É intenção também dar visibilidade ao trabalho dos alunos e professores, além de oferecer aos macaenses uma demonstração dos resultados do investimento público em cultura.
De acordo com o regente, o músico Bruno Py, os arranjos foram cedidos à orquestra pelo acervo pessoal do Pixinguinha. "Nosso repertório preparado para o ensaio é formado por 10 músicas, como "Pelo Telefone"- primeiro samba gravado no Brasil -, "Adeus Morena", "Já te Ligo", entre outros clássicos do compositor", disse Bruno.

A orquestra é formada por 10 componentes, entre professores, convidados, alunos e ex- alunos da Emart. O grupo já atua no município desde o ano de 2008 e participa de alguns dos mais importantes eventos do calendário municipal. "O músico que tiver interesse em participar da Orquestra Popular de Macaé, deve procurar a Emart para participar de uma entrevista", destacou Bruno Py.

Tanto a Orquestra Popular quanto o Coral da Cidade de Macaé e a Orquestra Escola da Emart continuarão com seus ensaios abertos ao público regularmente, os locais e horários serão divulgados pela Fundação Macaé de Cultura (FMC). A entrada é sempre gratuita.

Emart - A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, vinculada à Fundação Macaé de Cultura, recebeu o nome da artista e grande incentivadora das artes dos anos 60 e 80. A instituição está incluída no Cadastro Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (CNCT). Além de música, a instituição também oferece, gratuitamente, aulas de artes cênicas e pintura.

A Emart fica localizada à Rua Dr. Télio Barreto, 80, no Centro. O telefone é 2796-1111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário