quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Defesa Civil realiza curso de resgates em cachoeiras

03/02/2016 13:21:00 - Jornalista: Ana Menezes
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas na cachoeira no curso de como resgatar vidas
Foto: João Barreto
Distrito do Sana é uma boa opção de lazer para o Carnaval
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil realizou, na terça-feira (2), mais um curso de Primeiros Socorros. Desta vez, voltado para áreas de cachoeiras. O treinamento foi realizado no Sana com o objetivo de qualificar a equipe para atuar no verão, quando a Região Serrana de Macaé recebe muitos turistas.
Vinte e dois agentes, sendo uma enfermeira, participaram do treinamento, que foi dividido em duas partes: resgate da vítima e primeiros socorros nas margens da cachoeira. Em casos de acidentes, após o resgate e o transporte até a ambulância, a vítima é encaminhada ao posto de saúde mais próximo para receber atendimento médico completo.

O coordenador de operações da Defesa Civil, Cláudio Magalhães, informou que, a partir deste sábado (6), a segurança será redobrada com quatro agentes realizando rondas pelas cachoeiras do Sana, em todos os finais de semana, até o término da alta temporada, em março.

- É importante frisar que melhor do que resgatar é orientar, pois a informação previne as pessoas de se machucarem. Placas de sinalização, panfletos e alertas verbais são feitos pela equipe da prefeitura nestas áreas turísticas, explicou Magalhães.

Perto de onde estava ocorrendo o treinamento, aconteceu um acidente: um jovem de 15 anos escorregou na pedra e bateu a cabeça. A equipe da Defesa Civil correu para o local do acidente, denominado Poço da Gruta e retirou a vítima, levando até a ambulância do 192, sendo encaminhada ao posto de saúde do Sana.

A Defesa Civil orienta que todos os banhistas tomem cuidado desde o caminho que dá acesso às cachoeiras. “As pedras mais escuras, nas cores marrom e preta, representam perigo, pois são escorregadias e ocasionam tombos, podendo levar o banhista a se ferir com cortes, traumas e lesões. É preciso que os passos sejam atentos, vagarosos e nas áreas claras das pedras”, alertou Magalhães.

Neste ano, os servidores da Defesa Civil já passaram por vários treinamentos, entre eles: Primeiros Socorros e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros com foco no Projeto Praia para Todos. Além disso, motoristas do Sistema Integrado de Macaé (SIT) que realizam o transporte escolar municipal também estão sendo capacitados pela equipe gestora da Defesa Civil, com o curso básico de Primeiros Socorros em transportes públicos.



Turistas aprovam orientações de segurança nas cachoeiras 

Os irmãos Nairon (22) e Leon Galvez (19) chegaram ao Sana, na última segunda-feira (1º), e durante o treinamento da equipe da Defesa Civil se deliciavam nas águas, atentos nas recomendações. “Acho importante essa vigilância, pois já presenciamos afogamentos em praias e ficamos preocupados”, disse Nairon.

Já Leon contou que aprendeu desde novo as dicas básicas de Primeiros Socorros, pois gosta de viajar conhecendo novos lugares no melhor estilo "mochilão", acampando em campings gratuitos. Ele aprovou a ideia e recomenda o Sana como área de lazer e descanso. “Aproveitamos as férias da faculdade para conhecer o litoral do Brasil e viemos parar aqui. Essa experiência é um teste para uma viagem mais longa, pretendemos voltar mais vezes nesse paraíso”, contou Leon.



Dicas e normas das cachoeiras do Sana

Para manter a preservação da natureza é necessário que os frequentadores do Sana respeitem as regras. Não é permitido: som alto, entrar com churrasqueira e isopores, levar bebida alcoólica, portar objetos cortantes e inflamáveis, comércio ambulante, utilizar óleo bronzeador, retirar animais, vegetais e pedras do lugar, causar sujeira e rabiscos nas pedras e árvores, trafegar com veículo motorizado e levar animais domésticos.

Além disso, ao chegar no Sana o carro deve ficar estacionado, obedecendo a sinalização de trânsito e o turista deve transitar a pé pelas ruas do Arraial e a caminho das cachoeiras, respeitando a comunidade local e o silêncio noturno. O acampamento deve ser feito nas áreas destinadas pela prefeitura. Trilhas até a Pedra do Peito do Pombo só devem ser feitas acompanhadas de um guia turístico. Mais informações são encontradas no guichê turístico Cria Sana, com horário de visitação das 8h às 18h, de acordo com as condições climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário