Desfile oficial do Carnaval de Belém encerra com muita alegria
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 01/02/2016 10:26
A Aldeia Amazônica deu espaço, na noite deste domingo, 31, ao último dia de desfile dos blocos e escolas de samba de Belém. A programação, promovida pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural de Município de Belém (Fumbel), iniciou na sexta-feira, 29.
Seis blocos, do 2º grupo, e dez escolas do 3º grupo, passaram pela avenida neste domingo. Durante os três dias, quase todas as agremiações homenagearam os 400 anos de Belém ressaltando suas peculiaridades. A Associação Carnavalesca "Quem é Quem na Folia", por exemplo, trouxe à avenida o tema “Belém, minha morena faceira, 400 anos de encantos e beleza”. O bloco carnavalesco apresentou os elementos da cidade e seus atrativos.
O estudante Paulo Soares, de 19 anos, fazia parte da comissão de frente e estava na expectativa. “É a segunda vez que participo e a emoção e alegria é a mesma. O Carnaval é a melhor época do ano para mim e espero fazer parte dos desfiles por muitos e muitos anos”, comentou.
Neste domingo, os blocos tiveram um limite de 25 minutos para apresentar o enredo na avenida. Dez jurados – dois por quesito – acompanharam atentamente as apresentações. O tempo das escolas de samba foi diferente. Elas tiveram 40 minutos e foram avaliadas por 20 jurados – dois por quesito.
Da arquibancada, a aposentada Sônia do Carmo, de 63 anos, acompanhou a passagem dos grupos. “Eu gosto muito de assistir os desfiles e ainda mais esse ano que tenho dois netos participando. A animação só faz aumentar”, comentou.
Para Ivair Oliveira, gerente de música e infraestrutura da Fumbel, o evento aconteceu dentro do cronograma. “Houve um pequeno atraso no primeiro dia, porém, nada que comprometesse o evento”, ponderou. “Nenhum incidente ou imprevisto que atrapalhasse a programação foi registrado. Com isso, tiramos uma avaliação muito positiva dos três dias de desfile”, completou. Cerca de 30 mil pessoas, de acordo com os dados quantitativos da Polícia Militar (PM), assistiram as apresentações durantes os três dias.
Ainda durante a terceira noite, passou pela avenida a escola de samba "Aquarela Brasileira", mostrando com 300 brincantes uma Belém cheia de alegria e encantos dos festejos regionais. Cantando o enredo “Aquarela Brasileira canta e dança a cultura paraense” o objetivo de passar para o 2º grupo era ponto motivador para a agremiação. “Estamos na avenida para mostrar o nosso melhor. Esperamos que os jurados possam ver isso e que venha a classificação”, completou entusiasmado, José Pacheco, presidente da escola.
A apuração das notas do Carnaval de Belém 2016 acontecerá no sábado, 13, a partir das 9h, na Aldeia Amazônica. O público poderá acompanhar e torcer por sua escola do coração.
(Texto com colaboração de Adriana Pereira e Andreza Carvalho)
Texto: Priscylla Gester
Foto: Adriano Magalhães / João Gomes / COMUS / Nenhum
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Adriano Magalhães / João Gomes / COMUS / Nenhum
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário