I Jornada Pedagógica de Iguaba Grande dá inicio ao Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino
Auditório da Secretaria de Educação e Cultura sediou o encontro dos docentes que receberão 3 dias de aprendizado e atividades complementares através de palestras
A Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou entre os dias, 01 e 04 de fevereiro, para marcar a abertura do Ano Letivo, a I Jornada Pedagógica de Iguaba Grande, voltada aos Diretores, Professores, Orientadores Educacionais, Orientadores Pedagógicos e Inspetores Escolares da Rede Municipal de Ensino. A Jornada que foi realizada no auditório da Sede da Secretaria, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km 102, n° 3399, Cidade Nova, tem como objetivo reforçar a capacitação dos docentes para retornarem as salas de aulas no próximo dia 15 de fevereiro.
“É um prazer para todos nós, equipe da Semec, estarmos aqui procurando fazer o melhor para a Rede Municipal de Ensino, e desejo que tenhamos um bom ano letivo e que cada um possa dar o seu melhor, buscando fazer com que os nossos alunos tenham em seu processo de aprendizado, um ensino de qualidade com a nossa participação qualificada”. Declarou a Diretora do Departamento de Gestão Educacional de Iguaba Grande, Dilcéa Siqueira.
No dia 01, segunda-feira, os professores retornaram as suas respectivas Unidades Escolares, para reuniões e planejamentos de classes. Na terça-feira, 02, aconteceu a abertura oficial do Ano Letivo, às 9hs no auditório da Secretaria, em seguida o Professor Honório de Assis Mattos Júnior, Professor Especialista em História da África, palestrou sobre a Ocupação Negra na Região dos Lagos e a Aplicabilidade da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino básico. Na parte da tarde, às 13h30, o professor Honório seguiu palestrando com o tema A Relação Étnico Racial na Escola.
“Peço a Deus que abençoe cada um dos que estão aqui, que ilumine as nossas mentes e corações para que possamos tomar decisões sábias e sermos justos, e nos dedicar ao nosso trabalho com amor. Que possamos estimular nossas crianças, para que se tornem bons alunos, participativos e pessoas de bem. Espero que nosso ano seja muito produtivo apesar de todas as dificuldades que sabemos que iremos enfrentar.” Afirmou a Secretária de Educação e Cultura de Iguaba Grande, Sheila Atalla.
Seguindo a programação, na quarta-feira, 03, na parte da manhã, às 9h30 o Mestre em Ciências, Fabrício Cardoso, palestrou sobre as Contribuições das Neurociências para a Inclusão: Neuropsicopedagogia uma Realidade. Na parte da tarde, a Mestranda em Psicologia, Nathália Alves de Oliveira, enfatizou sobre o tema Aplicabilidade da Neurociência na Educação – A diferença entre o Professor e o Neuroeducador.
Para encerrar a I Jornada Pedagógica de Iguaba Grande, no dia 04, quinta-feira, a palestra aconteceu na parte da tarde às 13h30 com o Empresário Alex Cardoso de Melo, que veio de São Paulo para discursar sobre o tema Meu Sonho Não Tem Fim, envolvendo a todos com sua visão empreendedora.
A I Jornada Pedagógica de Iguaba Grande está funcionando como uma recepção de boas-vindas para os docentes que retornarão as suas atividades, em sala de aula, segunda-feira, após a semana de Carnaval, dia 15 de fevereiro, preparados para receberem com todo carinho, atenção e planejamento os alunos da Rede Municipal de Ensino.
“O que está acontecendo aqui é uma pequena reciclagem para retornarmos aos trabalhos com os alunos. Um momento para nos recolocarmos no contexto atual, para retornarmos dessas férias já entrando no clima, fazendo uma reavaliação do nosso próprio trabalho, nosso posicionamento, trocando informações e experiências, literalmente nos preparando para o Ano Letivo.” Ressaltou Claudio Leite, Coordenador de História da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Iguaba Grande.
Texto – Jéssica S. Gama Lacerda
Fotos: Gustavo Helt
Fotos: Gustavo Helt
Nenhum comentário:
Postar um comentário