segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Itamaraty condena lançamento de foguete pela Coreia do Norte

Ministério das Relações Exteriores

"O Brasil deplora a decisão do governo norte-coreano de realizar lançamento de satélite com emprego de tecnologia de mísseis balísticos", cita a nota
por Portal BrasilPublicado07/02/2016 22h04Última modificação07/02/2016 22h04
Foto: MRE"O Governo brasileiro conclama a RPDC a abster-se de atos que prejudiquem a via do diálogo e da negociação diplomática", cita a nota do Itamaraty
"O Governo brasileiro conclama a RPDC a abster-se de atos que prejudiquem a via do diálogo e da negociação diplomática", cita a nota do Itamaraty
O Itamaraty apoiou neste domingo (7) a condenação emitida pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas ao anúncio de lançamento de satélite de longo alcance pela Coreia do Norte. A ação, repudiada pela comunidade internacional, é vista como um teste secreto de mísseis.
A declaração do Conselho de Segurança foi feita após reunião de emergência convocada a pedido dos Estados Unidos e do Japão. A China, principal aliado de Pyongyang, e outros 14 países que compõem o colegiado apoiaram a manifestação do órgão executivo da ONU.
Em nota o Ministério das Relações Exteriores destaca que o Brasil “deplora” a decisão do governo norte-coreano de lançar um satélite com emprego de tecnologia de mísseis balísticos, em violação às resoluções do Conselho de Segurança.
“O governo brasileiro conclama a República Popular Democrática da Coreia a abster-se de atos que prejudiquem a via do diálogo e da negociação diplomática. Também insta Pyongyang a retomar as Conversações Hexapartites, reintegrar-se o mais cedo possível ao Tratado de Não Proliferação Nuclear como Estado não nuclearmente armado e a assinar e ratificar o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares”, destacou a nota divulgada hoje.
Confira a íntegra da nota:
Lançamento de satélite pela Coreia do Norte
O Governo brasileiro associa-se à forte condenação emitida pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em reação ao anúncio de lançamento de satélite pela República Popular Democrática da Coreia (RPDC) em 6 de fevereiro.
O Brasil deplora a decisão do Governo norte-coreano de realizar lançamento de satélite com emprego de tecnologia de mísseis balísticos, em violação às resoluções 2094 (2013), 2087 (2013), 1874 (2009) e 1718 (2006) do Conselho de Segurança.
O Governo brasileiro conclama a RPDC a abster-se de atos que prejudiquem a via do diálogo e da negociação diplomática. Também insta Pyongyang a retomar as Conversações Hexapartites, reintegrar-se o mais cedo possível ao Tratado de Não Proliferação Nuclear como Estado não nuclearmente armado e a assinar e ratificar o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário