Trânsito com Educação
Projeto educativo leva aulas de trânsito a mais de 2 mil crianças em escolas municipais e CMEIs
31/01/2016 09:41:00
As atividades do projeto Trânsito com Educação reuniram quase 2 mil alunos da rede de ensino municipal e 200 crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ao longo de 2015. Neste ano, o projeto seguirá com atividades em novas escolas e CMEIs selecionados nas dez regionais da cidade, o que deve ampliar ainda mais a participação das crianças a partir do início do ano letivo, na segunda metade de fevereiro.
Realizado desde 2013 em quatro escolas municipais – com a inclusão de um CMEI em 2014 –, o programa organizado em conjunto pelas secretarias municipais de Trânsito (Setran) e de Educação foi estendido no ano passado para dez escolas municipais de todas as administrações regionais, além de mais dois CMEIs.
De maio a dezembro de 2015, os alunos de quarto e quinto ano do ensino fundamental receberam mensalmente a visita de agentes educadores da Setran e participaram de diversas atividades relacionadas ao trânsito – trabalho em sala de aula com materiais educativos, incluindo a cartilha da Vó Gertrudes; programação de filmes educativos; ações externas que incluíram o reconhecimento da sinalização e do trânsito no entorno das escolas; aula prática sobre a utilização do cinto de segurança; entre outras.
As crianças do maternal III e da pré-escola dos CMEIs tiveram atividades lúdicas envolvendo teatro de bonecos, contação de histórias e desenhos sobre o trânsito. As atividades realizadas envolveram pais e responsáveis, professores, pedadogos e funcionários das escolas e CMEIs participantes do Trânsito com Educação.
“O tema educação no trânsito deve estar no dia a dia das crianças e das famílias, e é fundamental que também seja tratado nas escolas. Os alunos são agentes transformadores, pois depois de aprenderem em sala de aula cobram muito de seus familiares o respeito às leis de trânsito. E esses jovens deverão se tornar no futuro melhores condutores conhecendo desde cedo como se comportar no trânsito”, destaca a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.
A agente de trânsito educadora Juliana Prudlo Fronza lembra que o trabalho em 2015 foi intenso e muito compensador. “As atividades com os alunos conseguem transformar e envolver toda a comunidade da escola, incluindo as famílias. Com a ampliação do projeto em 2015, atingimos um público ainda maior”, confirma.
Unidades da rede de ensino municipal que participaram do projeto em 2015:
• Centro de Educação Infantil Conveniado Meu Pequeno Reino (Regional Matriz)
• Centro Municipal de Educação Infantil Cajuru (Regional Cajuru)
• Centro Municipal de Educação Infantil Doutor Arnaldo Carnasciali (Regional Bairro Novo)
• Escola Municipal Batel (Regional Matriz)
• Escola Municipal Centro de Educação Integral Issa Nacli (Regional Cajuru)
• Escola Municipal Francisco Derosso (Regional Boqueirão)
• Escola Municipal Piratini (Regional Pinheirinho)
• Escola Municipal Professor Dario Persiano de Castro Vellozo (Regional CIC)
• Escola Municipal Professora Augusta Glück Ribas (Regional Bairro Novo)
• Escola Municipal Professora Maria Ienkot Zeglin (Regional Pinheirinho)
• Escola Municipal São Luiz (Regional Portão)
• Escola Municipal Theodoro de Bona (Regional Boa Vista)
• Escola Municipal dos Vinhedos (Regional Santa Felicidade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário