sábado, 22 de abril de 2017

Colaboração Brasil-Espanha se traduz em oportunidade de crescimento, diz Temer

Relações bilaterais

Em artigo publicado no jornal El País, presidente da República destaca a ampliação dos investimentos e a relação bilateral entre os dois países
por Portal PlanaltoPublicado22/04/2017 13h33Última modificação22/04/2017 13h33
DivulgaçãoArtigo do presidente Michel Temer foi publicado neste sábado (22)
Artigo do presidente Michel Temer foi publicado neste sábado (22)
Às vésperas da visita do presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, ao Brasil, o presidente Michel Temer ressaltou, em artigo publicado no jornal El País que a colaboração entre os países “se traduz em crescimento, em empregos e em bem-estar”. A visita tem início na segunda-feira (24), em Brasília.
Fazendo menção à grande presença de investidores espanhóis no País, atraídos desde a estabilidade econômica alcançada pelo Brasil na década de 1990, e ao aumento de negócios de empresas brasileiras na Espanha, Temer apontou que a visita de Rajoy contribuirá para estreitar ainda mais este intercâmbio.
“Este é o momento de renovar essa colaboração. É o que faremos na próxima segunda-feira”, disse o presidente. “O primeiro-ministro Rajoy irá encontrar um Brasil em transformação. Um Brasil que enfrenta seus desafios com seriedade e com energia. Que reencontra o horizonte da justiça e da prosperidade”.
Durante a visita, o governo também realizará encontros com empresários espanhóis que farão parte da comitiva para apresentar oportunidades de investimento no Brasil. Estarão presentes representantes de setores como telecomunicações, energia, transporte, tecnologia e finanças, dentre outros. “Será o momento de apresentar, aos nossos colaboradores espanhóis, o rumo que estamos dando ao Brasil”.
Também serão apresentados aos espanhóis os primeiros resultados já alcançados pela agenda de reformas do governo, como a diminuição dos índices de inflação, o estabelecimento da tendência consistente de queda da taxa de juros, sinais de recuperação da produção industrial e crescimento das exportações. Além disso, pontuou o presidente, as previsões para 2017 são de crescimento da economia brasileira.
“A confiança voltou. Queremos, como em outras ocasiões, que a Espanha se una ao Brasil nesse momento de recuperação e aproveite as muitas oportunidades que se apresentam”, escreveu o presidente.
Parceria comerciais e de desenvolvimento
Temer destacou ainda a “multiplicação” das oportunidades comerciais entre os dois países como indicador da recuperação da economia brasileira. Exemplificou que em 2017 o intercâmbio aumentou este ano 23% em relação ao mesmo período de 2016. E ressaltou que, com o apoio do governo espanhol, a finalização do acordo Mercosul – União Europeia poderá contribuir ainda mais nessa direção. “O papel da Espanha para o progresso das negociações bi-regionais foi fundamental”, destacou.
No campo da colaboração em ciência, tecnologia e inovação, Temer anunciou que durante a visita do primeiro-ministro, agências de fomento à pesquisa brasileiras e espanholas assinarão novos acordos de cooperação. Citou também a parceria no projeto de cabo submarino de fibra ótica, que unirá o Brasil e a Espanha, possibilitando conexões à internet muito mais rápidas e baratas.
Fonte: Portal Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário