quarta-feira, 15 de maio de 2013

Acorda Macaé

  Rosinha conhece de perto o aeromóvel


Em viagem a Porto Alegre (RS), a prefeita Rosinha (foto) conferiu de perto ontem a primeira linha do sistema de aeromóvel implantada no Brasil, ligando a Estação Aeroporto da Trensurb até o Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto de implantação do aeromóvel no PAC 2, do Governo Federal, já foi aprovado pela Prefeitura de Campos. O plano tem recebido elogios e visto como uma das melhores alternativas de transporte de veículos leves sobre trilhos, que em breve deverá beneficiar o município, em uma obra de  R$ 400 milhões, sendo R$ 100 milhões por parte do Governo Municipal.
 

O escritório da MPB/Coester, fundada por Oskar Coester, 83 anos, apresentou  o sistema do aeromóvel desenvolvido pela empresa à prefeita. O engenheiro Fernando Mac Dowell, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que assessora o município de Campos no projeto, acompanhou a apresentação, assim como o presidente da Empresa Municipal de Transporte (Emut), Álvaro Oliveira e secretários, como o de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto.
 

O projeto do aeromóvel de Porto Alegre tem um quilômetro de extensão, tendo recebido, em abril, o primeiro vagão com capacidade para 150 passageiros. Em fase final de construção, o aeromóvel ganhará, em julho, mais um vagão, dobrando a capacidade de usuários.
 

Segundo a prefeita Rosinha, o projeto de Campos, aprovado pelo Governo Federal, prevê a implementação de 13 quilômetros de linha, com 11 estações do Aeroporto Bartholomeu Lyzandro, em Guarus, até o bairro do Jóquei Clube. “O nosso projeto vai trazer maior mobilidade e modernizar o trânsito de Campos. Agora,  precisamos aguardar o Governo Federal e suas orientações sobre o convênio para o planejamento da obra”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário