quarta-feira, 22 de maio de 2013

JUSTA HOMENAGEM


Historiadora Helianna Barcellos é 

homenageada no Legislativo de Quissamã

Em concorrida Sessão Legislativa na histórica cidade de Quissamã, a renomada historiadora Helianna Barcelos, recebeu ontem (21), justa homenagem dos nobres vereadores.
Com o plenário lotado, os vereadores da Câmara de Quissamã entregaram, nesta terça-feira (21), a Moção de Aplausos Restinga de Jurubatiba à Senhora Helianna Barcellos de Oliveira, conhecida carinhosamente como Dona Leninha. A Sessão Solene contou ainda com a presença da secretária de Governo Ana Alice de Barcellos Silva, do secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos Luiz Geraldo Paula, além de demais autoridades municipais e regionais, incluindo secretários e subsecretários.


Na oportunidade, o chefe substituto do Parna Jurubatiba, Marcos Cezar dos Santos, ministrou a “Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: Perspectivas e Desafios”, pontuando a atual situação do Parque no que tange sua estrutura e seu uso, bem como, apresentando o que ainda precisa ser realizado a fim de que população e visitantes usufruam da unidade de conservação de forma plena e sustentável.

“Desde a sua criação o Parque contou com o apoio de Quissamã, que representa 65% da área do mesmo. A gestão do Parna Jurubatiba só foi possível graças a rede de parceiros vitais que se estabeleceram junto ao IBAMA e posteriormente, junto ao ICMBio. E Dona Leninha é uma dessas grandes parceiras de Jurubatiba e defensora da biodiversidade”, disse Marcos, ressaltando que o Parque Nacional é a área de restinga mais bem preservada de todo o país e que o Brasil agradece a preservação desse santuário ecológico.


Usando a palavra, os vereadores foram unanimes ao dizer que o trabalho de Helianna Barcellos é primordial para o município e que a primeira personalidade homenageada pela Moção de Aplausos Restinga de Jurubatiba não poderia ser outra pessoa, pois a mesma é amiga do Parque Nacional e possui participação ativa nas ações de conscientização pela preservação ambiental em todo o município. “Este é um ato simples, mas muito importante. Quero agradecer todos os vereadores por esta indicação e salientar que este momento se configura como uma forma de levar a toda população informações relevante sobre o Parque da Restinga de Jurubatiba, conscientizando e ajudando na sua preservação. Em nome desta Casa Legislativa, agradeço a Dona Leninha pelas inúmeras contribuições dadas no intuito de manter preservada nossa restinga”, disse o presente da Câmara, Marcelo Batista.  


Tomada pela emoção, a Srª. Helianna, agradeceu a homenagem, lembrando que “ao voltar para Quissamã seu objetivo com a construção do Espaço Cultural José Carlos de Barcellos era preservar a história e o meio ambiente e, resgatar a memória social deste município que tanto ama. Meu papel é incentivar outras pessoas a preservar. Ser a primeira a receber esta Moção em Quissamã é muita responsabilidade. Agradeço aos vereadores da legislatura passada por terem criado esta honraria e aos atuais legisladores pela indicação do meu nome. Estou muito feliz e honrada com esta Moção de Aplausos”. 


Durante a solenidade ainda foi exibido o documentário “Areia de Quissamã”, produzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Curso de Cinema Ambiental, que traz o depoimento da Senhora Helianna Barcellos de Oliveira sobre a sua relação com o Parna Jurubatiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário