segunda-feira, 20 de maio de 2013

CULTURA PARA TODOS

Respeito pela preservação do

 patrimônio histórico de Quissamã


Fundação Municipal de Cultura e Lazer - Foto Genilson PessanhaSede da Fundação - Foto Genilson PessanhaFundada em 26 de outubro de 2007, a missão da Fundação Municipal de Cultura e Lazer tem sido desde então trabalhar a favor do desenvolvimento cultural de Quissamã cuidando de seu patrimônio histórico. Desde 2004, a Fundação realiza trabalhos na comunidade da Fazenda Machadinha, onde a identidade dos descendentes de escravos tem sido foi resgatada ao longo dos últimos anos, bem como suas moradias, ou seja, as antigas senzalas. Além disso, foi restaurada e inaugurada em 2006, como Museu, a Casa da Fazenda Quissamã, construído em 1826, pelo Visconde de Araruama e que faz parte da história dessa cidade.


Em 2008 foi feito o trabalho de revitalização da Igreja Matriz e a construção do Cinema Municipal, dentro do Centro Cultural Sobradinho (inaugurado em 2007). Além disso, foram realizadas obras emergenciais no Solar da Fazenda Mandiquera e a restauração da capela centenária de Machadinha e a criação do Memorial na mesma comunidade. No ano seguinte, a cidade foi contemplada com a reconstituição da Estação Ferroviária da Freguezia, através de uma réplica situada também no Centro Cultural Sobradinho, em espaço que conta parte da história da ferrovia em Quissamã
.
A missão da Fundação Municipal de Cultura e Lazer é o desenvolvimento cultural de Quissamã, cuidando de seu patrimônio histórico.

Ainda em 2012, foram entregues mais três obras restauradas: a Estação de Conde de Araruama e o Armazém Ribeiro e Filhos, que fazem parte de um projeto iniciado em 2004, pelo Plano Diretor, com objetivo de atrair visitantes de outros lugares e levar os moradores de outros bairros do município a conhecer de perto a importância da localidade de Conde de Araruama para a região, e a casa que abrigou a primeira sede da prefeitura de Quissamã, que será transformada no Museu Político Administrativo.


Além desses projetos relacionados a restauração de bens imóveis e do resgate histórico-social, a Fundação de Cultura e Lazer se preocupa com a preservação das peças de arte sacra. Algumas peças, como imagens católicas, inclusive já passaram por processo de restauração. Outra preocupação se refere ao patrimônio imaterial, como os grupos culturais que existem no município, como o jongo de Machadinha, os Bois Malhadinhos e o Fado Angolano. A culinária tradicional também é muito importante na memória afetiva e gastrônomica de todos os povos, e em Quissamã foi resgatada por projetos como o Raízes do Sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário