segunda-feira, 27 de maio de 2013

LIMPEZA PÚBLICA

Macaé terá novo esquema na coleta do lixo

 A prefeitura intensifica ações de limpeza urbana e vai iniciar a campanha da coleta de lixo em todo o município. Antes da campanha, a prefeitura divulga esquema de coleta de lixo em toda a cidade, estabelecendo dias, hora e locais da passagem dos caminhões de coleta para o recolhimento do lixo. As ações visam manter a cidade limpa, respeitando o sistema de coleta do lixo para garantir qualidade de vida, saúde, segurança e limpeza pública.

 As ações de coleta do lixo urbana são realizadas pela secretaria de Limpeza Pública (Selimp), que conta com 160 auxiliares de serviços gerais, 26 motoristas, 17 caminhões compactadores para coleta de lixo, um caminhão para coleta seletiva e outro especializado na coleta de material hospitalar.

A equipe trabalha de segunda-feira a sábado, em dois turnos: com início às 7h30min e com início às 19h30min. No domingo, os trabalhadores urbanos atuam com início às 8 horas e outros com início às 17 horas. Para garantir a limpeza pública, a prefeitura considera importante o envolvimento dos moradores, para que descartem o lixo no dia, hora e local estabelecidos e somente em recipientes apropriados e, se possível, dispostos em ganchos no alto. Com essas medidas, evita-se que, quando chove, o lixo vá para bueiros, entupindo os ralos e causando alagamentos e também ataque de roedores e cães.

Horários e locais da coleta de lixo domiciliar:



? SEGUNDA A SÁBADO A PARTIR DAS 7H30MIN:



CAVALEIROS, CENTRO, H.P.M, IMBETIBA, PRINC. DO VISCONDE, INFRAERO, LAGOMAR W1 e E5, AV. QUISSAMÃ (Lagomar), PRAIA DO PECADO (ORLA), HOSPITALAR



? SEGUNDA A SÁBADO A PARTIR DAS 19 HORAS:



CENTRO, IMBETIBA, CAJUEIROS, VISCONDE, MIRAMAR, PRAIA DO PECADO (ORLA), HOSPITALAR, CAVALEIROS



? DOMINGO A PARTIR DAS 7H30MIN



CENTRO, IMBETIBA, RETA DA BARRA, AEROPORTO 62, LAGOMAR W1 e W5, AV QUISSAMÃ (Lagomar), CAVALEIROS, PRAIA DO PECADO, MIRANTE DA LAGOA, PRINC. DO VISCONDE



? DOMINGO A PARTIR DAS 17 HORAS



CENTRO, IMBETIBA, CAVALEIROS, AEROPORTO 62, PRAIA DO PECADO (ORLA), PRINC. DO VISCONDE



? *TERÇA, QUINTA E SÁBADO A PARTIR DAS 7H30MIN



BAIRRO DA GLÓRIA, AJUDA DE CIMA, AJUDA DE BAIXO, NOVO CAVALEIROS, MULAMBO, AROEIRA, J. SANTO ANTÔNIO, MORRO DE S’ANTANA, M. DE SÃO JORGE, JARDIM PINHEIRO, JARDIM VITÓRIA, NOVA MACAÉ, SANTA MÔNICA, LAGOMAR, SÃO MARCOS, JARDIM GUANABARA, MIRANTE DA LAGOA, IMBOASSICA, LINHA AZUL, ITAPARICA



? TERÇA, QUINTA E SÁBADO A PARTIR DAS 19 HORAS



AEROPORTO, JARDIM CARIOCA 1 e 2, BARRETO



? SEGUNDA/ QUARTA / SEXTA A PARTIR 7H30MIN



NOVA ESPERANÇA, MALVINAS, BOTAFOGO, NOVO BOTAFOGO, BARRA, BRASÍLIA, FRONTEIRA, COCA-COLA, CÓRREGO DO OURO, TRAPICHE, ÓLEO, SERRA DA CRUZ, GLICÉRIO, CIRIACA, CÓRREGO DA PEDRA, JAQUEIRA, ÁGUAS MARAVILHOSAS, PRAIA CAMPISTA, MORRO DO CARVÃO, HORTO, VIRGEM SANTA, IMBURO, JARDIM FRANCO, PIRACEMA, JARDIM ESPERANÇA, NOVA HOLANDA



? SEGUNDA/QUARTA/SEXTA A PARTIR DAS 19 HORAS



RIVIERA, CAMPO DO OESTE, SOL y MAR, DUQUE DE CAXIAS, NOVO HORIZONTE,CANCELAPRETA, ,



? COLETA SELETIVA:



MIRANTE DA LAGOA, PRAIA DO PECADO, ESCOLAS



Horário e locais da Coleta de Lixo na Serra Macaense:



? SEGUNDA A SEXTA A PARTIR DAS 7 HORAS



SERRO FRIO, BICUDA PEQUENA, LAJES DE MACAÉ, BICUDA GRANDE, FAZENDA BARRANCA, FAZENDA BEM DIZER, DUAS BARRAS, SERRA ESCURA, AREIA BRANCA, TORREÃO



? SEGUNDA, QUARTA E SEXTA A PARTIR DAS 7 HORAS



ALTO DO FRADE, CABECEIRA DO SANA, SANA, BOCANHA, SÍTIO REGALO, BEM VIVER, PEDRA GRANDE, PAINEIRA, CAMINHO DAS CACHOEIRAS, BECO DA JAMAICA



? SEGUNDA, QUARTA E SEXTA A PARTIR DAS 7 HORAS



ALTO DO SANA, FRADE, BOA ALEGRIA, CLUBE CHAIS, RONCADEIRA, USINA NOVA (até BARRAGEM VELHA), SERRA TAPERA



? SEGUNDA, QUARTA E SEXTA A PARTIR DAS 7 HORAS



1\2 SANA PARA BAIXO, SÂO BENTO, BOA SORTE, BARRA DO SANA, LUIZ SOUZA, HORIZONTE, COLETA DE GALHOS – VARRIÇÃO, SANA (TERÇA E QUINTA)



? SEGUNDA, TERÇA, SEXTA A PARTIR DAS 7 HORAS



SERRA DA CRUZ (até o alto), FAZENDA SÃO MIGUEL, REDONDO, CUTIA, TRAPICHE

Caixas de grande porte ajudam na limpeza pública

Para ajudar na manutenção da limpeza urbana, a secretaria de Limpeza Pública (Selimp) instalou 15 caixas de metal conhecidas como Poly, com espaço interno de cinco metros cúbicos, em pontos estratégicos da cidade. A prefeitura tem como objetivo duplicar o número dessas caixas. 

Para evitar o acúmulo de lixo nas caixas, a Selimp desenvolveu uma logística para retirada dos entulhos, adquirindo dois caminhões poliguindaste duplos, que, atuando em tempo hábil, não permitem esse acúmulo.

As caixas Poly evitam o entupimento de bueiros, em alagamentos com as chuvas, além de impedir que o lixo seja espalhado por cães e roedores.

A caixas estão distribuídas da seguinte forma: uma no bairro Botafogo, outra nas Malvinas, uma terceira no Rio Novo. Duas estão no Centro de Convenções, uma no Parque de Exposições, outra no assentamento Celso Daniel. A Selimp colocou uma caixa Poly na BR 101, duas na Linha Amarela, uma no Mercado de Peixes, uma no Lagomar, outra no Trevo da Ajuda, uma na rua principal das Malvinas (ao lado do Posto de Saúde) e outra no Parque Aeroporto (Praça da Ampra).

Cerca de 180 toneladas de lixo por dia

Para manter a cidade limpa, além da coleta do lixo em dia, hora e locais determinados e da colocação das caixas Poly, a prefeitura tem realizado mutirões de limpeza em diversas localidades.

Nos primeiros 30 dias do governo, a coleta de lixo domiciliar foi de cerca de 180 toneladas de resíduos, diariamente. Em janeiro do ano passado, a média foi de 175 toneladas por dia.

Comparando a coleta de lixo domiciliar entre os anos de 2010 (36 mil toneladas), 2011 (57 mil toneladas), 2012 (62 mil toneladas), verifica-se um crescimento de 63% entre 2010 e 2011 e de 9,5% entre 2011 e 2012. Já entre janeiro do ano passado e o mesmo período de 2013, o aumento é de 3% em média.

A coleta seletiva registrou um volume de seis toneladas em janeiro de 2013. Já o referente ao lixo hospitalar houve uma coleta de 33 toneladas, sete toneladas a mais que o mesmo período do ano passado. A região serrana produziu 45 toneladas, uma média de 1,45 toneladas por dia, este ano.

Lixeiras no calçadão para evitar acúmulo de lixo no Centro

Para manter a limpeza do calçadão, no Centro, local de grande movimentação de pessoas, a prefeitura disponibilizou 18 lixeiras tipo contêineres, ampliando a possibilidade de descarte de lixo no centro comercial. Cada recipiente tem capacidade para mil litros e a instalação tem como foco principal os estabelecimentos comerciais para que tenham espaço adequado e suficiente para as embalagens/caixas de mercadorias. + Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário