sexta-feira, 31 de maio de 2013

VISTOEIANDO ÕNIBUS


Prefeitura vistoria ônibus urbanos em Macaé

 

A prefeitura está vistoriando todos os ônibus urbanos do município. O objetivo é garantir a segurança, conforto e melhor acessibilidade aos usuários dos coletivos e orientar as empresas quanto aos procedimentos necessários para a vistoria anual obrigatória, a fim de tornar mais eficiente o atendimento do Sistema Integrado de Transporte (SIT) no município. A fiscalização da secretaria de Mobilidade Urbana está nas ruas diariamente e reforçará o trabalho desta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, até domingo (2 de junho). Até agora foram vistoriados e selados 27 veículos.


Um dos itens fiscalizados com mais rigor é a acessibilidade nos ônibus que têm de obedecer ao Programa Brasileiro de Acessibilidade no Transporte Coletivo de Passageiros Rodoviários, com base na Declaração dos Direitos Humanos, uma vez que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também têm asseguradas o seu direito de ir e vir. Por isto, os fiscais da prefeitura verificam se os ônibus em circulação apresentam os dispositivos acessíveis ao transporte de todas as pessoas como o elevador na porta.


Só os ônibus que estiverem adequados à legislação receberão o selo para continuarem trafegando no município. A fiscalização de rotina acontece o ano inteiro nos terminais de passageiros e nas ruas da cidade, mas esse trabalho específico é para atender o calendário de vistoria anual, que tem como finalidade acompanhar a qualidade da prestação do serviço à população que utiliza os coletivos.


A maior parte das pendências tem sido encontrada nos ônibus que funcionam há três anos ou mais, dos anos de 2010, 2008 e 2007, por exemplo. As irregularidades constatadas pela equipe da Mobilidade são encaminhadas para a manutenção da empresa que deve providenciar o reparo para que não seja reincidente na fiscalização que é feita o ano inteiro.


O recadastramento da frota de ônibus da cidade obedeceu a um calendário de pagamento e vistoria definido pela prefeitura. O transporte urbano-coletivo teve de apresentar a documentação referente a cada veículo a ser recadastrado e retirar a respectiva guia para pagamento e posterior vistoria na data estipulada. Equipes de manutenção da empresa acompanham a vistoria, o que facilita o trabalho de reparo das irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário